quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Perfumaria: Retrospectiva 2009 - O melhor da Perfumaria Brasileira / The Best of Brazilian Perfumery

The Best of Brazilian Perfumery, part of Perfumery: Retrospective 2009 by Perfume da Rosa Negra

 


 

A perfumaria Brasileira está cada vez mais crescente e tem se tornado a mina de ouro da perfumaria global como um dos mercados mais emergentes com um market share que ultrapassa os 28,77 bilhões de vendas juntamente com o mercado de cosméticos e higiene pessoal (que também conta com aplicação de fragrâncias e aromas) e que, no primeiro semestre deste ano, cresceu mais de 18% em comparação ao mesmo período do ano anterior, atraíndo os olhares atentos das principais casas de fragrâncias do mundo, perfumistas e o empresariado da indústria de beleza. O mercado brasileiro também é um dos mais vaidosos, com grande aceitação olfativa e cosmética, de maneira geral e tem crescido em outras categorias de produtos como por exemplo hair e transformação (coloração e químicos alisantes) e agregando ainda mais novos nichos como o público masculino que tem se mostrado um público consumidor em crescimento.


Segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira das indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos), a crise de 2009 não afetou os cuidados pessoais porque não impactou na renda do trabalhador para este tipo de gasto, logo, conclui-se que , em tempos de crises, as pessoas continuam cuidando de seus corpos e perfumação porque isso mantém a auto-estima em alta, além de uma imagem mais otimista em tempos de pessimismo.










Com relação a perfumaria Brasil, foi um ano de lançamentos, limitados ou permanentes, nas principais concorrentes, principalmente a acirrada competição entre  as nacionais o Boticário e Natura, além dos lançamentos internacionais da Avon a preços ainda mais convidativos  e perfumes mais bem feitos, além da emergente Jequiti também ao lado da L'acqua di Fiori. Convém destacar que o  foco continuou  em inovação e tecnologia em perfumaria  com a combinação de novos ingredientes com novos resultados como o café, o açai, as frutas vermelhas, o cacau, o chocolate, o headspace de notas vínicas, as notas frescas, verdes, cítricas e alavandadas para prolongação do banho em águas corporais, o uso de especiarias principalmente as brasileiras e notas florais como o muguet,  a jasmim, a rosa, a orquídea em combinações frescas, almiscaradas e ambaradas. Na aplicação de fragrâncias em cuidados pessoais como em sabonetes e hidratantes, por exemplo, o destaque foi a combinação envolvente de notas quentes com frescas frutais, principalmente o uso de deliciosas frutas como a romã, o maracujá, a carambola, o açai, a uva (como nota vínica), a papaia, a ameixa, o pêssego, o morango e outras frutas vermelhas, além de notas gourmands que retomam o aspecto "sobremesa" do produto, em aplicações umectantes / cremosas como chantilly, baunilha, leite açucarado e chocolate.

English version



The Brazilian perfumery has been growing more and more and become a gold mine of the global perfumery as one of the most emerging markets having a market share that overcomes 28,77 billions in sales together to the cosmetics and personal care segment (that also has flavors and aromas applications) and that, in the first semester of this year, grew more than 18% in comparison to the same period in the previous year, what has been attracted the perfume houses in the world, perfumers and beauty industry executives. The Brazilian market also is one of the vainest, with a huge olfactory and cosmetic acceptance, in a general manner and has grown in others product categories such as, for example hair and hair transformation (mainly hair color) and has  added new consumer niches as the male one continually growing.


According to Abihpec  data (Brazilian Association of perfumery , cosmetics and toiletries  industries), the economic crisis in 2009 hasn't affected the personal care segment because the income of consumer was not impacted on this type of beauty expense, therefore, it is possible to conclude that , in crisis times, people keep taking care of their bodies and perfuming because it keeps the self-steem , moreover a optimistic image in pessimism times.


Regarding the Brazilian perfumery, it was a year of new releases, limited and permanent, in the main competitors, mainly between the national ones O Boticário and Natura, moreover some international releases in Avon with inviting prices for a better quality and the emerging Jequiti in the side of L'acqua di Fiori. It is important to highlight that the focus continued on innovation and technology with the combination of new compounds with new scented results such as the coffee, the açai, the red fruits(berries), cocoa, chocolate, headspaces of wine notes, fresh, green , citrusy and lavenderish notes in body fragrant waters to prolong the sensation of bath, the use of spices mainly the Brazilian ones and floral notes such as muguet, the jasmine, the rose, the orchid in fresh, woody and ambery combinations.  In the application of fragrances in personal care such as in soaps and moisturizing creams, for example, the spotlight is given to the enveloping combination of warm notes with fruity fresh notes, mainly the adding of delightful fruits such as pomegranate, star fruit, passion fruit, açai, grape (as wine note), the papaya, the plum, the peach, the stawberry and others berries, moreover gourmand notes that evoke the "dessert" feature of the product, milky and creamy applications as chantilly, vanilla, sugared milk and chocolate.













Natura Kaiak. A Natura relançou sua linha clássica masculina Kaiak, um das fragrâncias mais frescas, versáteis e bem sucedidas no mercado Brasileiro. Além da mudança de embalagens, o conceito foi reforçado através de um plano de mídia de alcance nacional nas melhores revistas e horários da TV.

Natura Kaiak. Natura released its male classic line Kaiak, one of the most successful fresh and versatile fragrances in Brazilian market. Besides the change of packaging, the concept was reinforced through a media plan of national reach in the best printed magazines and noble time in TV.





 Natura Kaiak Expedições. Aproveitando a atualizada Mania por Kaiak, a Natura lançou o flanker Expedições, aproximando mais ainda Kaiak da Natureza e dos desafios ao ar livre. Notas de óleos essenciais exclusivos da Natura como o de estoraque e o de priprioca, intensificados por matérias primas brasileiras como a pimenta e a fava tonka são adicionados nesta versão ainda mais brasileira.


Natura Kaiak Expedições.  Getting the best of Kaiak Mania, Natura also released its  flanker Expedições, becoming Kaiak closer to the Nature and open-air sport challenges. Notes of exclusive essential oils such as estoraque and pripioca, intensified by Brazilian raw materials such as pepper and tonka bean are added to this more Brazilian version.



 

Natura Humor 5.  A Natura lança a 5ª fragrância da sua série divertida Humor. Nesta combinação, altamente aceitável pelo público feminino e jovem, a  sensualidade se dá pela combinação de  frutas vermelhas com o jasmim e a baunilha de fundo caramelizado e envolvente.

Natura Humor 5.  Natura releases the 5th fragrance of the funny series Humor. In this combination, highly acceptable by the young and female Brazilian consumer audience, the sensuality is provided by the red fruits combined to jasmine and vanilla with an enveloping caramelized base.






Natura Ekos Açai.  Um dos lançamentos mais comentados do ano, Natura Ekos Açai valoriza um dos principais ativos, o fruto Açai da Amazônia e foi lançado como uma edição de "safra", obtido através da extração da polpa do fruto, do uso do aromático e da torta de açai.

Natura Ekos Açai.  One of the most commented releases of the year, Natura Ekos Açai values one of the main compounds of our biodiversity, the fruit Açai from Amazonia and was released in a edition "by crop" , obtained by the extraction of the fruit pulp, of the use of Açai aromatics and the açai  cake ( an extraction residue)









Natura Águas SPFW. Natura, mais uma vez, une o útil ao agradável e lança suas águas SPFW, associando mais uma vez o nome Natura ao semana de moda de São Paulo (São Paulo Fashion Week), da qual a empresa é patrocionadora oficial. Arte, Beleza, Alquimia e Paixão foram criados através da combinação de óleos essenciais brasileiros e da América Latina que, quando juntos, podem gerar novos cheiros, únicos e com a exclusiva assinatura olfativa da marca.

Arte tem notas de óleo essencial de Estoraque, acorde aquoso e cítrico, ervas, especiarias, óleo essencial de cacau, baunilha e âmbar.

Beleza tem notas de óleo essencial de pitanga, mandarina, pêssego, maça, rosa, lírio do vale, jasmim, óleo essencial de Breu Branco, vetiver, sândalo, cedro, âmbar e musk.


Alquimia tem notas de óleo essencial de pripioca, bergamota, lavanda, artemísia, noz moscada, cardamomo, óleo essencial de Breu Branco, vetiver, sândalo, cedro, âmbar e musk.


Paixão tem óleo essencial de Paramela, frutas vermelhas, mandarina, rosa, jasmim, muguet, óleo essencial de cacau, baunilha e âmbar.

Natura Águas SPFW. Natura, one more time, joins the useful and the pleasant stuff and releases its águas SPFW, associating one more time the name Natura to São Paulo Fashion Week, whose event Natura is the official patronage. Arte, Beleza, Alquimia and Paixão are created through the combination of Brazilian and Latin America essential oils , which when blended together, can provide new exotic scents, unique and with the exclusive olfactive signature by Natura.

Arte has notes of essential oil Estoraque, aqueous and citrusy accord, herbs, spices, essential oil of cocoa, vanilla and amber.

Beleza has notes of essential oil of pitanga (a kind of fleshy red berry having a stone and a sour taste), mandarin, peach, apple, rose, muguet, jasmine, essential oil of Breu Branco, vetiver, sandalwood, cedar, amber and musk. 


Alquimia has notes of essential oil of pripioca, bergamot, lavender, artemisia, nutmeg, cardamom, essential oil of Breu Branco, vetiver, sandalwood, cedar, amber and musk.


Paixão has essential oil of Paramela, red fruits, mandarin, rose, jasmine, muguet, essential oil of Cocoa, vanilla and amber.




Natura Biografia Contos de Verão. A Natura lançou um flanker de seu famoso perfume Biografia, para mulheres modernas e dinâmicas. Nesta versão verão,  o corpo é relevado com flores como muguet, violeta branca e jasmim que se torna mais "sensualmente" refrescante com a miscelânea de toques verdes, aquosos e de frutas vermelhas.

Natura Biografia Contos de Verão. Natura released the flanker of its famous perfume Biografia, for modern and dynamic women. In this summer edition, the heart is revealed by white flowers such as muguet, white violet and jasmine which becomes more sensually refreshing with the miscellaneous of green, aqueous and berries touches.





Natura Ekos Capim-Limão.  A mais nova essência brasileira Capim-Limão por Natura dá continuidade ao conceito dos banhos de cheiros que prolongam a sensação de banho com frescor e leveza, com o uso de matérias primas que valorizam a biodiversidade brasileira. A fragrância tem notas cítricas como lima, limão e bergamota com a deliciosa sensação de relaxamento advinda de notas de chá e florais aquosos.

Natura Ekos Capim-Limão.  The newest Brazilian essence is  Capim-Limão (Citron grass) by Natura continues the concept of scent baths which prolong the bath sensation with freshness and lightness, with the use of raw materials which value the Brazilian biodiversity. The fragrant has citrusy notes of lime, lemon and bergamot with the delightful relaxing sensation derived from notes of tea and aqueous florals.






Natura Águas Orquídea.  A linha Águas Natura traz uma nova fragrância inspirada nos pomares e nos jardins, desta vez, com a delicadeza das flores brancas como orquídea, muguet e rosa em uma composição floral fresca que mistura também as notas cítricas de frutas como mandarina e bergamota.

Natura Águas Orquídea.  The range Natura Águas brings a new fragrance inspired by orchards and gardens, this time, with the delicateness of white flowers such as orchid, muguet and rose in a fresh floral composition which blends also citrusy notes of fruits like the mandarin and bergamot ones.




 


Natura Shiraz, Natura Ares de Shiraz e Natura Intuição. O trio maravilha da Natura voltou com o relançamento dos clássicos Natura, fragrâncias descontinuadas que voltaram aos estoques após pedido das consumidoras e também embalando a comemoração dos 40 anos da Natura. Shiraz é uma floral chypre suntuoso com notas marcantes de especiarias e madeiras como a noz moscada, o cravo, a canela e o patchuli. Ares de Shiraz é mais fresco e  notas refrescantes de bergamota, mandarina e sálvia seguidas de um delicado floral  com lírio do vale, flores de violeta e rosa. Intuição mantém a sensualidade das flores exóticas e marcantes como o ylang-ylang, o Narciso, a flor de laranjeira e a gardênia.

Natura Shiraz, Natura Ares de Shiraz and Natura Intuição. The wonderful trio of Natura is back again through the release of Natura Classicals, discontinuated fragrances that are back to the stock after requests from consumers and also in celebration of 40th Natura's birthday. Shiraz is a chypre floral, sultry with remarkable notes of spices and woods such as nutmeg, clove, cinnamon and patchouli. Ares de Shiraz is fresher and refreshing notes of bergamot, mandarin and sage are followed by a delicate floral of lily of the valley, violet flowers and rose. Intuição keeps the sensuality of exotic flowers such as the ylang-ylang, narcisus, orange blossom and gardenia.










Natura Ekos Moça Bonita. A edição limitada floral e fresca Moça Bonita valoriza a tradição das festas juninas brasileiras, um traço 100% nacional com as contribuições culturais de vários costumes indígenas e afro-brasileiros. A abordagem da fragrância é exaltar o lado feminino, da dança e do adorno, das saias de moças bonitas que festejam as festas juninas com seus vestidos floridos.

Natura Ekos Moça Bonita. The limited edition fresh floral Natura Ekos  Moça Bonita values the tradition of  Brazilian "Junina" feasts ( pertaining to June, especially to the popular and religious feasts in honor to the saints Anthony, John the Baptist, and Peter), a 100% nacional  trace with  diverse cultural contributions of various customs (Indian and afrodescendants) . The fragrance approach is to exult the female side, of the dance and the adornment, of the skirts from beautiful ladies who wear their flowery dresses during these feasts.







Natura Ekos Água de Banho Encanto das Águas e Flor do Mar. O último lançamento da Natura em 2009 se destaca na homenagem às Festas das Águas que ocorrem entre dezembro e fevereiro e reverencia algumas entidades e tradições das águas baseadas em lendas e crenças brasileiras. As fragrâncias, respectivamente, são florais frescas, com toques verdes e aquosos envoltos em um corpo floral de base ambarada e amadeirada. Encanto das águas tem a inspiração nos rios e Flor do Mar nas flores coloridas jogadas no mar.

Natura Ekos Água de Banho Encanto das Águas and Flor do Mar. The last fragrance release of Natura in 2009 is highlighted as a homage for the Festa das Águas (The Feast of Waters) that are held between December and Februar and praise some divine essences and traditions  based in  local legends and beliefs. The fragrances, respectively, are fresh florals featured by green and aqueous touches  and enveloped by a floral heart which fades into a ambery or woody base. Encanto das águas has as inspiration the Brazilian rivers and Flor do Mar is inspired by the coloured floral bouquets thrown in the sea.










O Boticário Coffee Man and Coffee Woman. O boticário continua inovando em perfumaria seguindo as grandes tendências internacionais. Desta vez, o café é o tema de seus mais recentes lançamentos masculino e feminino. O primeiro traz o toque oriental das especiarias no refinado aspecto gourmet da bebida. A segunda segue uma linha mais gourmand sensual com toques proeminentes de âmbar e baunilha em meio a flor de laranjeira e a flor do café.

O Boticário Coffee Man and Coffee Woman. Boticário continues innovating in its perfumery following the major international trendies. Now, the coffee is the theme of its most recent releases in male and female fragrances. The first one has the oriental touch of spices evoking the refined gourmet feature of the beverage. The second one follows the gourmand sensual approach with proeminent touches of amber and vanilla in the middle of orange blossoms and coffee flower.










O Boticário Barolo. Dando continuidade à sua Reserva Especial inspirada nos melhores vinhos do mundo,  a marca lança Barolo, nova fragrância masculina posterior ao adorado Malbec e inspirado na uva Nebbiolo que, neste perfume, é envolvida pelo calor difusivo do chocolate, do âmbar e das nobres madeiras e especiarias e adocicado pelos tons frutais escuros como a uva e o figo.

O Boticário Barolo. In continuity of its Reserva Especial O Boticário inspired by the best wines of the world, the brand releases Barolo, new male fragrance predecessor of the beloved Malbec and inspired by the Nebbiolo grape that, in this perfume, is enveloped by the diffusive warmth of chocolate, amber, noble woods and spices and sweetened by dark fruit-plum touches like the grape and the fig ones. 







O Boticário Myriad Celebrare. O flanker, edição limitada de Myriad, em homenagem ao dia das mães se destacou por adicionar um toque gourmand mais envolvente com a combinação de musk, âmbar e baunilha, além de uma cremosidade mais sensual nas madeiras, o que deu uma personalidade mais opulenta ao corpo floral.

O Boticário Myriad Celebrare. The flanker, limited edition of  Myriad, in homage of Mother's Day has as highlight a more indulgent gourmand touch with the combination of musk, amber and vanilla , besides the sensual creaminess of  woods, which gives a more opulent personality to its floral core.












O Boticário Egeo Kiss me. O Boticário lançou o duo Kiss me , flanker edição limitada de Egeo, em celebração aos dias dos namorados. Jovial e elusivamente romântico para alcançar o público muito jovem, Kiss me traz a leveza de um amadeirado aromático (com destaque para a lavanda e artemísia) na versão masculina e de um floral frutal (com frutas vermelhas) na versão feminina.

O Boticário Egeo Kiss me. Boticário released the duo Kiss me , limited edition flanker of Egeo, in celebration of Valentine's Day. Youthful and elusively romantic to reach the young target audience, Kiss me brings the lightness of a aromatic woody scent (as lavender and artemisia notes) in the male version and a fruity floral scent evoked by red fruits in the female version.






Fragrâncias Ocimar Versolato. Este ano o estilista brasileiro Ocimar Versolato lançou suas 13 fragrâncias, abrindo caminho para sua própria marca de cosméticos e perfumaria. Para este trabalho, ele contou com o renome de perfumistas de peso como Alberto Morillas  e Bertrand Duchaufour e se baseou em um mote comum em seus perfumes: a sensualidade através de matérias primas afrodisíacas.

Ocimar Versolato Fragrances. This year the Brazilian fashion designer Ocimar Versolato released his 13 fragrances, opening space for his own cosmetics and perfumery brand. For this work, he counted with great experienced perfumers such as Alberto Morillas and Bertrand Duchaufour and took as commom theme of his fragrances: the sensuality through aphrodisiac raw materials.




 Racco Compulsion Aphrodisiac. E por falar em afrodísiaco, Racco também lançou o seu mais novo perfume masculino para despertar esta sensualidade dos sentidos. Notas conhecidas como afrodisíacas como o ylang-ylang, a pimenta e a bauniliha estão na composição desta nova compulsão perfumada.


 Racco Compulsion Aphrodisiac. And speaking about Aphrodisiac, Racco also released its new male perfume to awake this senses sensuality. Notes known as aphrodisiac ones such as ylang-ylang, pepper and vanilla are in the composition of this new fragrant compulsion.






Jequiti Elo por Claudia Leitte. Jequiti lança mais uma fragrância em sua perfumaria associando o seu nome a uma celebridade, como o foi com Fábio Júnior. Desta vez, a cantora do axé pop Claudia Leitte lança suas primeiras fragrâncias, em versões para mulher e homem com notas em comum (como um elo), entre as quais: a bergamota, o limão siciliano, a coraline, o âmbar, o musk e o cashmeran.


Jequiti Elo by Claudia Leitte. Jequiti releases one more fragrance associating its brand to the name of a celebrity, as was what happened with the singer Fabio Junior. Now, the axé pop singer Claudia Leitte releases her first fragrances , in versions for the woman and for the man with some notes in common (as a Elo aka "connection") , among them: bergamot, the Sicilian lemon, the coralline, the amber, the musk and the cashmeran.










L'acqua di Fiori Volgère Moonstone. A sensualidade e as emoções da mulher são evocadas neste lançamento perfumado e  feminino da L'acqua di Fiori através de um floral com destaque para o lírio do vale, a íris e o musk.

L'acqua di Fiori Volgère Moonstone.  The feminine sensuality and emotions are evoked in this fragrant release of L'acqua di Fiori  featuring a floral scent emphasized by the lily of the valley, the iris and the musk.






L'acqua di Fiori U-Man Extrême. O grande lançamento da marca foi o  flanker masculino de U-Man, nomeado como U-man Extrême com notas aromáticas e especiadas como flor de oliveira, pimenta rosa e musgo de carvalho, na medida exata para o homem que se divide entre a elegância e a naturalidade, sempre em sintonia com a modernidade.

L'acqua di Fiori U-Man Extrême. The big release of the brand was the male flanker of U-Man, named as U-man Extrême with aromatic and spicy notes such as olive blossom, pink pepper and oakmoss, in the exact addition for the man who is between the elegance and the naturalness , always in connection with the modernity.






Água de Cheiro Seducce. Seducce evoca o universo feminino e suas facetas comportamentais como a sensualidade, a auto-confiança e a extroversão. Um oriental amadeirado com notas de flor de laranjeira, heliótropo, jasmim e damasco no corpo da fragrância, cuja sedução é mais ainda revelada com notas amadeiradas, de âmbar e musk e notas gourmand como praline e baunilha.

Água de Cheiro Seducce. Seducce evokes the female universe and its "behavioral" facets such as the sensuality, the self-confidence and the communication style.  An woody oriental with notes of orange blossom, heliotrope, jasmine and apricot in the fragrance heart, whose seduction is much more revealed with woody notes, amber and musk and gourmand notes such as praline and vanilla.


 


Perfume da Rosa Negra a favor da
Educação sobre Biodiversidade e Sustentabilidade

Perfume da Rosa Negra for Education on
Biodiversity and Sustainability






Para a produção da linha Natura Ekos Açai, foi usado technologia green através de um processo exclusivo da casa de fragrâncias Firmenich, no qual para extração do óleo a partir da polpa do fruto Açai é usado somente, como solvente, o álcool proveniente da cana de açucar que é livre de queimadas e agressões ao meio ambiente. Além disso, o cultivo do Açai é feito de forma autosustentável e com princípios orgânicos por uma comunidade do Pará, a Cofruta que fica em Abaetetuba. O ativo é certificado pelo instituto de Mercado Ecológico. O Capim-Limão, também lançado na Linha Ekos,também segue parâmetros de qualidade orgânica procedente de Turvo (Paraná) e conta também com certificação, o cultivo local é realizado de forma a gerar renda na comunidade, preservando também um dos últimos biomas de araucárias no Brasil. 


For the production of Natura Ekos Açai range, it was used the green technology by the exclusive process of perfume house Firmenich, in which the oil extraction is made from the Açai pulp using only as solvent the alcohol derived from the sugar cane, free of burning forests and any environmental injury.  Besides the Açai crop is made in a sustainaible way using organic principles by a Pará community called Cofruta which is in Abaetetuba city. The compound is certified by the instituto de Mercado Ecológico (Ecologic market Institute). The Capim-limão, also released in the Ekos range, also meets the organic quality guideliens and is originated from Turvo (Paraná), it is also certified and the local harvest is done in order to generate income to the local communities, preserving also one of the last biomes of Araucarias in Brazil.


Retrospectiva Perfumaria 2009/ Retrospective Perfumery 2009 by Cristiane Gonçalves for Perfume da Rosa Negra.


Perfume photos: Credits to respective brands.

Açai & Green Clorophila photos by Breno Peck. Copyrighted protected to Breno Peck under license Creative Commons. Non-commercial publication under license conditions linking back the authorship of the photo. Please follow author rules to publication visiting his Flickr.




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