Natura is the Phoenix of the Year, part of Perfumery: Retrospective 2009
by Perfume da Rosa Negra
by Perfume da Rosa Negra
Os consumidores Natura estão muito felizes com a decisão que a marca tomou, depois de anos e anos de pedidos incansáveis dos seus consumidores, inclusive eu mesmo enviei muitos e-mails solicitando o relançamento de Shiraz e outros perfumes que fizeram história na marca. Em Setembro de 2009 a marca começou uma campanha de relançamento chamada Clássicos Natura, dentre esses clássicos o primeiro a ressuscitar das cinzas foi Intuição(nome sugestivo inclusive para os próximos que estavam e estão por vir).
Esses clássicos não contemplaram somente a linha de perfumaria, mas também de cosméticos em geral, inclusive shampoos foram relançados depois de muito clamor público, afinal de contas quem deve dizer o que fica ou que sai somos nós consumidores e não as marcas, que muitas vezes sem motivo algum enterram perfumes maravilhosos como por exemplo: Gloria de Cacharel, Mania de Armani, Sensi de Armani, M7 de Yves Saint Laurent e Nu também de Yves Saint Laurent. Bom seria que as marcas internacionais atendessem aos pedidos dos consumidores e introduzissem novamente no mercado perfumes que marcaram época e que tinham uma simbologia especial para seus usuários.
Shiraz, o clássico de 1993 deixou saudades com
seu sensual mix de especiarias, flores e madeiras
Shiraz, the classic of 1993 awaked a nostalgia in
consumers with its sensual mix of spices, flowers and woods
Sinceramente não entendo os motivos para descontinuação de perfumes. Outro ponto interessante sempre alegado pelas marcas é escassez de matéria prima, porém como pode haver escassez se depois de inúmeros pedidos a marca se torna uma Fênix e traz seus clássicos de volta? Essa é mais uma das incógnitas da perfumaria durante 2009. Natura está de parabéns por compreender o desejo íntimo de seus consumidores e consumidoras e relançar no mercado perfumes que em alguma época da vida dessas pessoas foram marcantes e continuam sendo inesquecíveis.
Italo Wolff é escritor de fragrâncias de Alagoas, Brasil e é colaborador exclusivo para o Perfume da Rosa Negra.
Vídeo sobre desenvolvimento de Shiraz (disponível somente em português)
Video about Shiraz Development (only available in portuguese)
English version
Natura consumers are very happy with the decision that the brand made after years and years of their fatigueless requests, including myself who sent Natura many e-mails asking for the release of Shiraz and others perfumes that built the history of the brand. In September 2009, Natura started its re(launch) campaign named as Clássicos Natura, among its classics the first resuscitated fragrance from ashes was Intuição(suggestive name for the next classics that were upcoming).
These classics return was about not only the perfumery range, but also the cosmetics range, in general, including shampoos which were released after public clamour, finally who should decide what is kept and what is discontinuated are we, consumers, not the brands which, most times, without any reasonable reason, bury wonderful fragrances such as, for example: Cacharel Gloria , Mania Armani, Armani Sensi , Yves Saint Laurent M7 e Nu also from Yves Saint Laurent. It would be good if international brands would follow consumers requests and introduce again in the market, perfumes which are a milestone and have a special symbology for their wearers.
Sincerely, I cannot understand the reasons for the discontinuation of some perfumes. Other interesting issue brands use as a reason to interrupt some fragrances production is the lack of raw materials, however how is there lack of raw materials if, after inumerous consumer requests, a brand may become a Phoenix and bring their classics again? This is one more question-mark in the perfumery during 2009. Natura deserves to be congratulated by understanding the intimate desire of its consumers releasing again fragrances which are so remarkable and unforgettable in their lives.
Italo Wolff is fragrance writer from Alagoas, Brazil and is collaborator for Perfume da Rosa Negra.
Retrospectiva Perfumaria 2009/ Retrospective Perfumery 2009 by Italo Wolff for Perfume da Rosa Negra.
Photo credits: Natura. Video a courtesy of You Tube.
Photo credits: Natura. Video a courtesy of You Tube.
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