sábado, 26 de dezembro de 2009

Perfumaria: Retrospectiva 2009 - A Safra do Açai Brasileiro/ The crop of Brazilian Açai

Spotlight: The Crop of Brazilian Açai, part of Perfumery: Retrospective 2009  by Perfume da Rosa Negra






Este ano foi o ano do Açai no Brasil, o delicioso fruto da palmeira açaizeiro  (Euterpe Oleracea) usado na alimentação da Região Amazônica e, principalmente, entre os loucos por academia e por saúde em todo o país que usam a fruta como combustível, uma excelente fonte de energia se usado com moderação dado o seu alto nível calórico.

Antes dos últimos 15 anos, o fruto era muito mais conhecido e utilizado entre as populações nativas da Amazônia, Venezuela e Equador, no entanto ele se popularizou na alimentação brasileira como uma febre do Açai, principalmente entre o público jovem, tendo sua polpa usada em sucos, sobremesas, geléias, sorvetes e vitaminas, em nutritivas combinações com frutas e cereais.

Este ano, a indústria brasileira de cosméticos usou o Açai de forma intensa no segundo semestre como uma fervorosa febre na aplicação de fragrâncias em perfumação corporal e produtos de cuidados pessoais como sabonetes, esfoliantes, cremes hidratantes, óleos corporais. Nesta competição, entraram as duas grandes líderes nacionais em perfumaria: Natura e O Boticário.





Natura lançou a linha Natura Ekos Açai usando o vinho do Açai de procedência orgânica com destaque para o Frescor Açai, uma colônia refrescante que mistura notas verdes frescas com o cheiro de frutas vermelhas e a manteiga esfoliante de Açai, de excelente textura para a remoção de células mortas.  O vinho do Açai é obtido após o fruto ser despolpado e misturado à água ficando com uma consistência grossa e, desta forma, pode ser industrializado e/ou consumido. Demais produtos com esta aplicação de fragrâncias na composição foram o sabonete esfoliante e o cremoso, a polpa hidratante  para pernas e pés e o óleo corporal trifásico. A linha é comercializada na safra,como edição limitada, finalizando o ciclo de vendas em Janeiro de 2010.










O Boticário entrou na acirrada competição, seguindo a tendência do mercado e lançou na sua linha concorrente, a Nativa SPA, produtos com aplicação de cheiro de Açai. A linha não conta com colônia, mas traz deliciosos produtos como creme de massagem nutritivo para os pés, o flan hidratante, o sabonete cremoso esfoliante e o sabonete nutritivo. Destaque especial para o flan hidratante que tem um cheiro de sorvete de açai com o apelo cremoso do flan yogurt. A linha é permanente e não está prevista nenhuma interrupção nas vendas.

Açai é tão brasileiro, tão enérgico, tão delicioso. Só posso dizer a todos os envolvidos em trazer a tradicional "inovação" do Açai: Parabéns e que venham novas safras, 100% brasileiras.



A biodiversidade e responsabilidade sócio-ambiental 
da linha Natura Ekos

  • Valorização do patrimônio cultura e aromático do Brasil
  • Valorização do trabalho e desenvolvimento das comunidades nativas, convertidos em renda local e outros benefícios sócio-culturais
  • Redução de impactos ambientais com uma produção autosustentável baseada em tecnologia verde
  • Satisfação dos consumidores através da inovação em produtos da biodiversidade Brasileira

Perfume da Rosa Negra a favor da
Educação sobre Biodiversidade e Sustentabilidade
 






English Version




This year was the year of the Açai in Brazil, the delicious fruit from the açaizeiro palm tree (Euterpe Oleracea) used in the food of the Amazon region and, mainly, among the gym fanatics for a good health in all the country who  use the fruit as a combustible, an excellent energy source if eaten in a moderate way considering its high caloric level.


Before the last 15 years, the fruit was much more known and used among the native people in the Amazon, Venezuela and Ecuador, however it becomes popular in the Brazilian alimentation like the Açai fever, mainly among the young public , having its fruit pulp used in juices, desserts, jam, ice creams and vitamin, in nutritive combinations with fruits and cereal.

This year, the cosmetics Brazilian industry used the Açai in an intense way from its second semester like a vivacious fever in the fragrance application in body perfumery and personal care products such as creamy  and exfoliating soaps, moisturizing body creams and body oils. In this competition the two leading companies in national perfumery are:  Natura and O Boticário.


Natura released in Ekos range the Natura Ekos Açai  using the Açai wine derived from organic Açai . In its spotlight, the Frescor Açai, a refreshing cologne which mixes fresh green notes with the scent of berries and the exfoliating butter of Açai with an excellent texture for dead skin cells removal. The Açai wine is obtained after the fruit is pulped and blended to a water  becoming a dense mixture and, in this way, can be industrialized and/or consumed. Others products with this fragrance application in their compositions are the exfoliating and creamy soap, the hydrating cream for legs and feet and the triphasic body oil. This range is sold during the crop, as limited edition and its sales cycle finalizes in January, 2010.

Boticário also is in the strong competition in Açai products, following the Açai trendy and released in its competitive range,  Nativa SPA, products with application of Açai scent. The line doesn't have a cologne, however features delightful products like the nourishing massage cream for feet, the moisturizing flan, the creamy exfoliating soap  and the nourishing soap. Special highlight to the flan, scented as an açai ice-cream with a creamy appeal of flan yogurt. The range is permanent and is not supposed to have its sales interrupted.


Açai is so Brazilian, so energic and so delightful. What I can say to all involved on bringing this traditional "innovation" that is Açai: Congratulations and that new crops come, 100% Brazilian.



The biodiversity and the social environmental responsability
in Natura Ekos range

  • Recognition of the aromatic and cultural heritage of Brazil
  • Recognition of the work and development of native communities, converting it in local income and others social cultural benefits
  • Reduction of impacts on environment with an auto-sustainable production based in green technology
  • Customer satisfaction through the innovation in Brazilian biodiversity products

Perfume da Rosa Negra for
Education on Sustainability and Biodiversity 






Retrospectiva Perfumaria 2009/ Retrospective Perfumery 2009 by Cristiane Gonçalves for Perfume da Rosa Negra.

Perfume Ads. Photo credits: Natura and O Boticário

Nenhum comentário: