sábado, 19 de setembro de 2009

Um olhar sob a Perfumaria de Thierry Mugler / A look at the Perfumery of Thierry Mugler

Parte da Série "Um olhar sob a perfumaria de grandes estilistas" por Perfume da Rosa Negra

Part of Series "A look at the Perfumery of Great Fashion Designers" by Perfume da Rosa Negra


Nota do editor:
O blog abre hoje a Série " Um olhar sob a perfumaria de grandes estilistas" que estará aqui  e tem como objetivo prover aos nossos leitores um panorama conceitual sobre a perfumaria dos principais Fashion Designers, afinal perfume e moda são tão próximos como uma peça de roupa e o corpo de um(a) lindo(a) modelo. Esta série é formada por um texto geral, abrindo o conceito geral da perfumaria em foco e mais duas resenhas de dois grandes perfumes do estilista. Entre nesta passarela perfumada conosco. Perfume da Rosa Negra ama perfume e moda.

Um grande abraço,
Cris




Thierry Mugler perfume moda fashion


by Italo Wolff


Thierry Mugler, nascido em 1948 começou sua carreira como bailarino, fez Designer e no início dos anos 1970 começou sua moda com uma produção mínima para amigos e para si, até que em 1973 fundou sua própria marca carregada de visual robótico e alucinadamente moderno, utilizando inúmeras vezes PVC para compor peças de passarela extremamente extravagantes e luxuosas, com excesso de pedrarias e cores metálicas.




Perfume Fashion Thierry Mugler moda



Seu espírito marketeiro se tornou evidente no início dos anos 1990, quando para projetar sua marca e conceitos, para uma fatia do mercado ainda maior do que a anterior, restrita às passarelas, Mugler decide não se limitar somente à moda e se envereda pelos caminhos da perfumaria. Angel é seu lançamento que desde 1993 representa mais de 60% do faturamento anual da empresa, mesmo tendo outros perfumes no portfólio Angel é ainda hoje mais de 16 anos após seu lançamento o pivô desse inusitado império fashion.




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Não são poucas as vezes que já presenciei alguém falando mal de Angel e dos demais perfumes com a forte assinatura Mugleriana, sob os aspectos de sua potência avassaladora, sua doçura quase diabética e de sua extravagância pública. Acrescentam ainda que Angel é um perfume copiado demasiadamente e por isso perdeu seu trono. Já eu imagino de modo diferente, somente clássicos se dão ao luxo de serem massivamente copiados, para representar para os que não podem possuir a “marca cara das vitrines luxuosas” um pedaço deste chic universo.


O conceito de perfumaria para Thierry Mugler é o de expressar através de um cheiro momentos de sua vida, desde a infância, do encanto dos parques de diversão com luzes e vendedores de algodão doce. É condição sinequa non que as criações se equiparem e imprimam a personalidade de seus criadores. A extravagância sempre foi regra, a criação em um meio cultural diferente, vivências distintas, e claro uma vida agitada e altamente glamurosa. Os perfumes dessa marca não poderiam ser menos extravagantes do que são, pois com toda certeza haveria a perda da identidade e do nome do seu criador.




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Angel, Alien, A *man, B* man, Eau de Star, Cologne ou qualquer outro perfume da Maison Mugler, concentra em seus frascos traços da personalidade de Thierry, como também na sua fragrância essa característica extravagante e de vanguarda é ainda maior, por isso penso nesses perfumes como obras vindas de um museu cibernético ou até mesmo extraterrestre, pela sua singularidade e excentricidade. Mugler será ainda por muitas décadas uma figura celebrada como amor ou ódio no meio Fashion.


Italo Wolff é escritor de perfumes de Alagoas (Brasil) e colaborador exclusivo para o Perfume da Rosa Negra.



Veja abaixo os vídeos da campanha publicitária de Angel e de um dos últimos desfiles de Thierry ainda nos anos 90.











(English version)

Editor's note: The blog opens now the Series " A look at the Perfumery of Great Fashion Designers" which will be published monthly here and has as purpose to provide our readers a conceptual overview on the perfumery of the main Fashion Designers, finally perfume and fashion are so close as a clothing piece and the body of a beautiful top model. This series is composed by a general text, opening the general concept of the perfumery in focus and more two reviews of two great fragrances which are part of these designers' ranges. Come in this fragrant catwalk with us. Perfume da Rosa Negra loves perfume and fashion.

A big hug,
Cris



Thierry Mugler, born in 1948 began his career as a dancer, studied Designer and in early 1970 started his fashion making a minimal production for close friends and for himself until 1973 when he founded his own brand carried by a robotic visual and wildly modern, using repeatedly PVC to compose his catwalk pieces, extremely extravagant and luxurious, ornamented with over-precious stones and metallic colors.


His marketer spirit became evident in 90's when to design his brand and concepts to get a bigger market share than the previous one, restricted to catwalks, Mugler decided to not limit himself only in the fashion market and engage in the ways of the perfumery. Angel is his fragrance release that since 1993 represents over 60% of the company's annual revenue, even though there are others perfumes in his range, nowadays after 16 years after its launch, Angel is still the star of this unusual
fashion empire.


During many times I have witnessed someone people speaking bad about Angel and others fragrances with the strong signature Mugler(ian), under the aspects of its overwhelming power, its almost diabetic sweetness and its public extravagance.They add that Angel is an overly copied fragrance and therefore lost his Royal seat. Now I imagine it differently, only to classics are given the luxury of being massively copied to represent for those who may not own the "expensive brand of luxurious showcases" a piece of this chic universe.


The concept of Perfumery for Thierry Mugler is to express a scent through moments of his life, from childhood, the enchantment of amusement parks with his lights and cotton candy salesmen. That is a condition sinequa non that creations should be aligned to the personalities of their creators. The extravagance always has been a rule, the creation in a different cultural background, and of course a rushed life and highly glamorous. The perfumes of this brand couldn't be less extravagant than they are, because surely there would be a loss of identity and the name of their creator.


Angel, Alien, the man *, B * man, Eau de Star, Cologne or any other perfume Thierry Maison concentrate on their flacons traces of Thierry Mugler's personality, as well as in the fragrance this odd and avant-garde characteristic is bigger, because of that I think that these fragrant works are like pieces that come from a cybernetic museum or an extraterrestrial one by their uniqueness and eccentricity. Mugler will be more and more for decades a celebratory figure as a love or hate one in the Fashion World.


Italo Wolff is fragrance writer from Alagoas, Brazil and is collaborator for Perfume da Rosa Negra.


See videos above about the TV spot for Angel fragrance and one of the last catwalks performances of Thierry Mugler Collection in 90's




Perfume Review by Copyright Italo Wolff for Perfume da Rosa Negra.
Photo credits: Thierry Mugler Photo. Source: Marie Claire France
Publication Thierry Muglers Fashion and Angel Fragrance AD. Rights reserved to Thierry Mugler Maison

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