Home Sobre Entrevistas Lançamentos Reviews Perfumaria Brasil Celebridades Beleza Moda Cultura

segunda-feira, 14 de março de 2011

Nem os perfumes são eternos, mas podem durar muito...

Por Italo Wolff, Perfume da Rosa Negra, um novo tempo, um novo perfume






Considerando a frase popular “os diamantes são eternos”, também não podemos pensar que os perfumes são eternos. O objetivo deste post é o da desmistificação com relação à validade dos perfumes, sendo assim, o propósito é esclarecer a pergunta de um leitor e amigo que, através do facebook, nos questionou sobre o prazo de expiração dos perfumes. Como todo mundo já deve ter percebido, nos perfumes e em outros cosméticos que compramos em nosso país há impresso em suas embalagens a data de fabricação e validade que gira no período entre 2 e 3 anos; alguns chegam a 4 anos, mas isso se tratando de Brasil é uma raridade.



O que vamos dizer agora pode ser espantoso, mas é a mais pura verdade sobre a validade de perfumes de modo geral, seja importado ou nacional: qualquer um deles não possuí uma validade determinada! Sim, pasmem, é verdade. Agora vamos explicar o que acontece na realidade, o nosso país possui um órgão chamado ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que fiscaliza todos os produtos destinados ao uso cosmético, alimentício e de limpeza, esse órgão governamental também é responsável por datar a validade de todo e qualquer produto que se destine aos fins acima mencionados e isto, sem dúvida, inclui os artigos de perfumaria.






Porém quem já teve a experiência de comprar perfumes fora de nosso país ou em sites internacionais que enviam para o Brasil já deve ter notado que não há em local algum da embalagem do perfume a indicação de uma data determinando o prazo de validade do mesmo. Mas qual será o motivo desta desavença entre o nosso país e os demais países com relação ao prazo de validade de perfumes? A resposta é simples: Os perfumes não possuem vida útil determinada. O motivo é simples: o que faz um perfume se tornar inadequado ao uso não é a data de fabricação e o tempo decorrido até a validade que a ANVISA determina, mas sim agentes oxidantes, e é claro, bactérias e fungos, todos esses agentes são invisíveis a olho nu.


 



Na verdade, a oxidação é a principal causa de degradação dos perfumes a maioria dos componentes existentes na natureza oxida, apenas alguns metais como ouro, prata, por exemplo, resistem à oxidação. O maior vilão nesse processo é um gás que é vital à nossa existência chamado de oxigênio, este gás aliado à umidade a determinados filos de bactérias, exposição a luz e temperaturas superiores a 30 graus Celsius, tornam um perfume ou alimento impróprio para uso ou consumo. Perfumes que ficam protegidos da luminosidade, umidade e do oxigênio se mantêm perfeitos para uso por um período muito longo. E como fazer isso? A forma é mais simples do que vocês possam imaginar, basta mantê-los tampados e dentro Caixa, assim perfumes podem durar por até 10 anos, e há casos que podem durar muito mais que isso , como por exemplo, alguns attares (perfumes árabes), estes são maturados por décadas e décadas até estarem vendidos, e quanto mais antigo for um attar mais caro é seu preço, alguns chegam a custar pequenas fortunas por mililitro vendido, mas em posts futuros falaremos mais dessas jóias perfumadas, os  attares. Um exemplo mais concreto de que perfumes podem durar mais de uma década é a edição limitada de Angel La Part des Anges, um pure parfum que foi maturado durante 23 semanas em barris de cerejeira e adquiriu nuances de licor, frutas vermelhas e mel do bosque e é vendido em porções de 10ml por preços que variam de $200,00 a $250,00 dólares e só foram produzidas 400 frascos para toda a França e 4742 frascos para o restante do mundo, o que é muito pouco em relação à escala de produção industrial tradicional.



Conclusão: A validade de perfumes é determinada exclusivamente pela ANVISA. E o tempo que o perfume estará em ótimas condições para uso dependerá única e exclusivamente de como ele está sendo guardado e protegido dos agentes externos como umidade, calor, ar e luminosidade, sendo assim, a validade dos perfumes depende de você, por isso cuide bem dos seus perfumes.








Nenhum comentário: