Home Sobre Entrevistas Lançamentos Reviews Perfumaria Brasil Celebridades Beleza Moda Cultura

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

L'instant de Guerlain x L' instant de Guerlain pour Homme, Guerlain



O instante de encontrar um casal de fragrâncias homônimas como L´instant de Guerlain feminino e masculino, compatíveis e equilibradas entre si é unico. É mais regra do que exceção encontrarmos na perfumaria atual perfumes femininos que nocauteam perfumes masculinos do mesmo nome. Quem acompanhou meus comentários sobre Apparition Homme e Amor Amour pour homme entenderá que estes perfumes não consequiram alcançar o êxito de seus pares femininos. Para a tristeza geral da nação masculina e da torcida feminina por fragrâncias de bom gosto para homens.
O casal L´instant é um dos mais bem sucedidos se analisado o resultado olfativo de suas nuances. Diria que foi um casamento bem realizado pela maison Guerlain, que utilizou conceitos de linhas olfativas criativas na nomenclatura, respectivamente o cristalino ambarino para mulheres e o amadeirado luminoso para homens.É evidente que a versão feminina , aqui avaliada no eau de parfum, resgata mais o "momento" do nome através do conforto do âmbar e da feminilidade do jasmin sambac. A transparência da fragrância se dá de forma mais harmônica, entre as notas de cabeça, meio e base, pois a saída de L´instant feminino abre um floral mais fresco que, imediatamente, aquece a pele em função de notas quentes como ilangue-ilangue e jasmin sambac. Estas notas propiciam uma sensação mais intimista, elegante e noturna. É como se uma mulher estivesse tão segura de si, de bem com sua sensualidade e ávida por carícias a ponto de permitir ser despida. Com a chegada da base ambarina e iluminada, a sensação de conforto é grandiosa. Lençois felpudos, pele macia, cabelos soltos, toques de prazer... tudo faz parte deste "instante". Embora o mix não leve chocolate, cacau, tonka bean e Cia, além de notas atalcadas a base cria a ilusão foody e powdery quando se aspira o perfume de forma muito próxima ao nariz. Sem dúvidas, um sillage diferenciado em comparação a recorrência de muitas bases de perfumes, pois mantém estas nuances ilusórias sem descaracterizar a originalidade da fragrância.





L´instant masculino apresenta uma nova família olfativa que promete unir os dois extremos de energia, o frescor luminoso e o calor amadeirado. Considerando a falta de criatividade em perfumes masculinos, considero que este perfume foi bem feito e, em condições, de acompanhar a versão feminina, reafirmando a coerência do par de fragrâncias. Ele se aproxima a perfumes equilibrados no quesito de versatilidade e elegância mais despojada, qualidades que requerem um homem de iniciativa; por isso a campanha alinha bem a imagem de homem do engajamento, aquele que age na hora certa. A ação do perfume começa com uma saída de notas refrescantes e atrativas, com o frescor cítrico e a sedução do anis estrelado. Inclusive durante esta minha experiência olfativa foi inevitável não conhecer mais sobre a nota de anis, a qual não estou tão familiarizada mas que me dá uma sensação muito 'green', mais canforada e atua com um poder afrodísiaco na minha percepção olfativa. Notei que havia algo na saída de L´instant masculino que enchia minha boca de água e, após notar que só poderia ser o anis, descobri que esta nota vem de um nome latino, traduzido como "atrair e seduzir". Uma nota estratégica na cabeça do perfume como o ato estratégico de um homem que quer seduzir como um primeiro passo para o "instante" . O desenvolvimento se dá com nuances florais, de cacau e hibisco, muito mais desta última que de jasmin, muito mais floral amadeirado que cacau a la gourmand amadeirado. A nota oriental de sândalo de mysore está longe de estar neste perfume, pelo menos não a original que percebo em perfumes árabes.O floral é luminoso para uma fragrância masculina, no entanto nada afeminado. A base amadeirada com a leve lembrança máscula de algo peppery green é clara nesta fragrância. A masculinidade na qual qualquer mulher adoraria encontrar o seu momento conforto, uma carícia no pescoço e um abraço fogoso são bem vindos com L´instant de Guerlain pour homme.


Fotos: L´instant de Guerlain (femme e homme). Site L ´instant

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã de perfumes assim como você...especialmente os abaunilhados!! Gostaria de saber se você pode me responder uma dúvida: por que os perfumes masculinos quase nunca vem em versões EDP...somente se encontram em EDT, e eu não entendo o porquê. Existe algum motivo especial?
Grata,

Anônimo disse...

Olá Melissa, obrigada pela sua visita. Com relação a sua dúvida, não há uma regra específica pois existem perfumes masculinos em EDP, por exemplo o lançamento Jubilation de Amouage, no entanto a maioria dos fabricantes optam por versões EDT de masculinos porque o perfume para homens, por si só, leva notas mais pesadas, normalmente amadeiradas, balsâmicas/resinosas, mesmo que sejam mais frescas. Estas notas, em seu poder de fixação e "ser marcante" preservam o perfume no seu caráter de longevidade na pele, sendo assim versões de EDP podem ser desconsideradas, caso o fabricante opte por manter somente a versão EDT.
Grata,
Cris Rosa Negra