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segunda-feira, 10 de maio de 2010

Os Vencedores: Die Duftstars 2010 - The German Fifi Awards 2010 - O Oscar Alemão da Perfumaria

Bilingual article, written in Portuguese and in English in different posts. English version will be launched in next post. See U soon! 
Comments by Cris Rosa Negra, PRN fragrance writer




Em 07 de Maio foi a vez da Fragrance Foundation Alemã prestigiar os melhores perfumes do ano na celebração Die Duftstars Parfum Preis 2010, ocorrida na Station de Berlin e contando com a presença da cantora Toni Braxton para alegrar a festinha (apesar que preferíamos a presença do Xavier Naidoo e seu soul alemão). Os alemães são práticos até para premiar as  categorias do prêmio, a começar porque eles dividem a premição em 4 pilares principais e deixam o awards bem enxuto: a clássica ("Klassiker"), a exclusiva ("Exklusiv"), a estilo de vida ("Lifestyle") e a mais esperada, de prestígio ("Prestige"), além disso há a tradicional escolha do público, o Life Achievement award (uma homenagem a contribuição nas conquistas do segmento) e a escolha da campanha de marketing. E os vencedores do The German Fifi Awards 2010 são:


Premiação Klassiker

Feminino: Chanel Allure
Masculino: Jean Paul Gaultier Le Male


Premiação Exklusiv

Feminino: Marc Jacobs Lola e Narciso Rodriguez Essence
Masculino: Tom Ford Grey Vetiver


Premiação Lifestyle

Feminino: Kate Moss Vintage
Masculino: David Beckham Signature Story for him

Premiação Prestige

Feminino: Dior Miss Dior Chèrie L'eau


Premiação Escolha da Audiência - Lifestyle
 
Feminino: Christina Aguilera By Night
Masculino: MEXX Black Man


Premiação Escolha da Audiência - Prestige
 
Feminino: Hugo Boss Orange


Premiação Campanha publicitária - perfume
 
Yves Saint Laurent - Parisienne




 
Sob o ponto de vista comercial nas categorias prestígio e escolha prestígio da audiência, não há supresas, assim como não há grandes surpresas nessas premiações quando o assunto é reconhecer quem é hype na perfumaria. Hugo Boss Orange e Paco Rabanne 1 Million já tinham caído no gosto até mesmo brasileiro no Oscar da América Latina. Particulamente, Hugo Boss Orange não traz nenhum prestígio diferenciado em termos de qualidade olfativa, no entanto é um perfume versátil e que tem uma base levemente abaunilhada e agradável o que agrada as mulheres. Já Paco Rabanne 1 Million é um dos cases de sucesso em perfumaria mainstream entregando ao consumidor um perfume jovial com um toque brilhante de mandarina que flerta com o homem que inspira dinheiro, mulheres e carros e é bonito e estiloso, além disso a campanha publicitária de Paco Rabanne 1 Million é tão poderoso que atiça o desejo masculino de poder viril e pegada masculina. Miss Dior Chérie L'eau não é melhor que o tradicional, que trabalha muito mais a nuance gourmand champanhe, no entanto, para o público alemão, a idéia de limpeza levemente perfumada funciona bem, além disso a franquia de Miss Dior Chérie é uma das mais sensatas na perfumaria, mantendo um marketing único e cativante.





Já na categoria exclusivo, que se difere da prestígio em termos de número de lojas nas quais há distribuição seletiva, Tom Ford sempre arrasa e, atualmente, lançando sua linha de makeup e tendo o seu primeiro longa-metragem no cinema, Direito de Amar, só confirma que ele se preocupa com estética em todos os seus propósitos de empreendedor. Vetiver Grey consegue trabalhar com nota tradicionalmente mais pungente, o vétiver, porém luxuosíssima sob o nariz criterioso de Tom Ford. Por outro lado, outro nada menos exigente é Marc Jacobs, que trouxe com Lola o espírito pop glamuroso dos anos 80 com um toque vintage clássico em sua contemporaneidade fashion, com direito a babados esvoaçantes na proposta do frasco. Narciso Rodriguez e seu eterno amor pelo musk atinge a pureza ímpar com acordes aldeídicos em Essence. É um perfume de toilette chic, branco, essencial, o que dá uma dimensão de que o luxo é mais quando é menos.





A categoria Lifestyle,  ainda que com fragrâncias vencedoras duvidosas, teve um desfecho com sentido porque o que vale é o estilo. Perceba que Kate Moss, com rugas ou sem rugas, continua estilosa  e é, definitivamente, cool style, além de ser uma modelo que forma opinião na moda. Com Vintage ela traz uma faceta mais glamurosa e declara o seu amor pelas referências vintage que tanto a inspiram. O jogador David Beckham mistura o ofício de jogador famoso com a figura que parece com a de um astro hollywoodiano. Ele é metrossexual assumido, devoto ao amor de sua eterna spice girl, a também estilosa Victoria, e ainda é um pai de família e um homem que se dedica ao esporte, ou seja, ele tem elementos fundamentais que combinam com um estilo de vida saudável, atrativo e familiar. Por outro lado, a moderna pin up Christina Aguilera tem um estilo muito próprio na cena pop fascinando os fãs com sua marcante voz, e encarna a diva de seu celebrity cabaret que quase ninguém consegue realizá-lo, além disso ela tem uma abordagem bem fetichista como musa, o que a torna peculiar mesmo com um perfume nada peculiar.


Agora o melhor reconhecimento da noite foi a categoria clássica, totalmente previsível e alinhada ao poder de atração e fidelidade que raras fragrâncias têm através dos tempos. Chanel Allure reforça a magia encantadora de toda mulher Chanel e, Jean Paul Gautier Le Male, mesmo que muito usado no flerte noturno, é um perfume que ninguém conseguiu imitar com dignidade. Além disso, há um conceito forte de marca por trás desses perfumes. JPG sempre exaltou o homem,principalmente o charme do homem homossexual e Chanel, o icone da feminilidade clássica e do luxo que celebra o estilo único da mulher que está muito mais além da sua beleza e de seus trajes.







Finalizando, a escolha da campanha Yves Saint Laurent Parisienne foi justa porque Kate Moss sentindo prazer entre rosas em uma limosine é  um hype merecido, porém o perfume não manteve a mesma qualidade da campanha o que acaba por criar uma desastrosa falta de coesão entre o luxo parisiene apresentado no comercial e o perfume em si, comum demais. Já o "Life Achievement Awards" para Leonard A Lauder é exemplar, um dos patriarcas do grupo Estée Lauder, a gigante empresa de cosméticos que, ao se alinhar também a Tom Ford, só oxigenou ainda mais o seu nome em favor da perfumaria e da beleza. 


Como podem ver, o Oscar alemão da perfumaria foi coerente, ainda que preserve a previsibilidade das premiações perfumadas. Agora é esperar o pai dos FIFI Awards, o americano.




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Awards' comments by Cristiane Gonçalves aka Cris Rosa Negra for Perfume da Rosa Negra 

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