sexta-feira, 5 de junho de 2009

Perfume Review: 1 Million, Paco Rabanne

Paco Rabanne 1 Million for men


Paco Rabanne 1 Million, último lançamento de Paco Rabanne para o público masculino vende um sonho olfativo milionário com uma proposta de uma fragrância para homens jovens e audaciosos, com egos bem resolvidos e vidas bem sucedidas(ou em vias certeiras de ser). A fragrância, lançada em 2008 e uma das fragrâncias masculinas mais bem vendidas no último ano abre notas de grapefruit, laranja vermelha, menta, canela, especiarias, couro, madeiras brancas, patchuli e âmbar e foi criado pelos perfumistas da Givaudan Christophe Raynaud, Olivier Pescheux e Michel Girard. Este ano a fragrância foi vencedora do Oscar da perfumaria no Reino Unido, o Fifi Awards UK nas categorias de melhor nova fragrância masculina de prestígio, melhor frasco e melhor comunicação.


Esta proposta 1 Million pode ser uma realidade ou um sonho a depender de cada homem. Considerando que o homem por si só é um indivíduo que, desde os primórdios da sociedade, sempre foi cobrado por sua virilidade e poder sobre as situações como: ter mulheres, dinheiro, carreira e, principalmente, a personalidade forte e competitiva para estar sempre à frente de outros homens, 1 Million não se encaixa somente para homens que têm ou querem ter o primeiro 1 milhão com menos de 30 anos, é muito mais do que isso; 1 Million é uma escolha de estilo e poder, em forma de perfume, para homens que querem estar em sintonia com a sociedade atual, egocentrista e com sede de sucesso em todas as áreas da vida.



Ter ouro é ter dinheiro e sucesso : a lei competitiva do mercado
To have gold is to have money and success: the competitive market law

A fragrância é classificada como um amadeirado especiado, no entanto, foge do tradicional cheiro encontrado nesta família, sendo muito mais um especiado com uma entrada frutal marcante e facilmente aceito por mulheres para uso compartilhado. A entrada de notas é bem "juicy" de grapefruit e da mandarina que energiza o olfato e demais sentidos. A sensação imediata é deliciar-se com este suco frutal olfativo vibrante e viciante que, logo mais, é apimentado com as nuances especiadas que tomam conta da fragrância. A saída é a melhor parte porque ela tem o poder de mostrar que a fragrância é deliciosa, potencialmente diferente, bem feita para atender o público alvo e capaz de preencher a lacuna de poucas boas fragrâncias masculinas nos últimos lançamentos. Ela abre o efervescente do perfume, a vivacidade olfativa e a energia do blending que todos os homens candidatos a 1 Million deveriam ter em seus comportamentos.


No coração, a fragrância tem uma quantidade bem forte de especiarias sintéticas de uma nota só, ou seja, a percepção de um só tipo de pimenta que penetra no nariz e na pele de forma insistente . No drydown, mesmo com a chegada de um discreto e soft couro, o acorde especiado continua audaz, quase exaustivo, o que pesa contra uma desenvoltura olfativa mais cadenciada e diversa do perfume. Apesar disso, a fragrância é comercialmente interessante.


O modelo internacional Mat Gordon arrasa como pub do comercial 1 Million
The international model Mat Gordon rocks as pub for 1 Million tv spot



Analisando os detalhes da proposta, inclusive o marketing, Paco Rabanne foi bastante esperto por n motivos e, por tais, é que 1 Million é coerente para vender muito. O primeiro deles é estar em sintonia com a necessidade agressiva de ser bem sucedido em vários quesitos como ser bonito, estiloso, etc; a começar por ter uma fragrância chamada 1 Million que, de uma maneira clara, vende este sonho ou a sensação de querer sentir este sonho através de uma borrifada emergencial do perfume. Em um mundo de reality shows e celebridades como modelos de conduta e de escalada social, a fragrância funciona melhor ainda. Para o mercado de fragrâncias, o perfume está alinhado a marcar território na cabeça do consumidor com uma proposta de consumo de ideias milionários e um marketing marcante. Afinal quem não quer se sentir poderosamente 1 Million por alguns segundos?


A publicidade usou um dos modelos masculinos mais caros e bem pagos do mundo, Mat Gordon,
um dos melhores pubs de todos os tempos, muito alinhado à proposta e simplesmente maravilhoso no comercial, estiloso, charmoso e naturalmente arrogante. Durante as cenas, embaladas pela poderosa e empolgante música "Do it again" de Chemical Brothers, Mat Gordon com o estalar de seus dedos tem tudo a seu dispor muito facilmente, tudo que muitos homens adorariam ter: um grande carro, muito dinheiro e diversão, visibilidade com papparazis e, o melhor, uma linda mulher. Parece ser predestinado a tudo isso usando 1 Million. Não há como negar, o masculino sonho comercial em um comercial de tv.


Estilo 1Million : somente para homens audaciosos
1 Million style : only for daring men


Outra razão de sucesso é que o perfume tem um mix enérgico com entrada frutal e acordes especiados do começo ao fim do perfume que mantém a fragrância em estado de alerta, sempre vibrante e quente, logo 1 Million saí totalmente do padrão amadeirado, mais formal e sério. Por esta razão, não é uma fragrância para Donald(s) Trump(s) e sim mais adequada a jovens executivos, talentos potenciais cheios de audácia mais parecidos com aqueles trainees de agressivas multinacionais, como exemplificação. Por ter toda esta composição, 1 Million está relacionado a atender um público jovem e que está muito determinado a conquistar riqueza, luxo e poder, caindo muito bem principalmente para a faixa dos 25 a 30 anos.


Lindos carros e mulheres: status de poder masculino
Beautiful cars and women: status of male power


Há que mencionar que há uma lado "teen" em Paco Rabanne 1 Million muito versátil para garotos que sonham ter todas estas delícias vendidas pela propaganda, principalmente garotas. O perfume tem o frescor adocicado no entanto o especiado é muito previsível e recorrente com nuances apimentadas bem sintéticas, logo não há pungência e maturidade nestas especiarias , sendo assim facilmente absorvido pelo homem que adora uma fragrância para sair e se divertir na balada, por exemplo, além disso o perfume está em linha com este adocicado frutal que já existia em Paco Rabanne Black XS masculino.


Por ter esta característica muito jovem e também um mix muito centrado em notas frescas de grapefruit e laranja vermelha e muito menos em especiarias e madeiras verdadeiramente suntuosas, a idéia de ouro concebida por Paco Rabanne não é a idéia de ouro que eu tenho, que é muito mais secular e tradicional. Na verdade, eu não vejo ouro na fragrância porque ela não é rica em odor nas notas olfativas no cerne da palavra, neste caso o conceito de ouro está muito mais na embalagem e na publicidade.




Você é um homem 1 Million?
Are you a 1 Million man?


O frasco em barra de ouro é como ter uma arma diferenciada para ser diferenciado. Desenhado pelo designer francês Noé Duchaufour-Lawrance, ele materializa o sonho do ouro e, por isso, o ouro em si é o próprio perfume que seduz e representa o ideal elitizado de riqueza e luxo, ou seja, se você tem Paco Rabanne 1 Million, você tem uma barra de ouro e todo o poder que ela traz consigo para fazer as coisas acontecerem (pelo menos em sonhos olfativos de um consumidor de perfumes). Como uma grande brincadeira, você pode acessar o site britânico 1 Million Man, que de forma divertida, lista o quão 1 Million você pode ser.

Você é um homem de 1 milhão? (ou uma mulher que quer um homem de 1 milhão?). Prove 1 Million, mas não se esqueça de que fantasias publicitárias de luxo e poder exigem trabalho duro, talento e uma dose de sorte para se tornarem realidade e não um mágico estalar de dedos.




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(English version)



Paco Rabanne 1 Million, last Paco Rabanne male fragrance release sells a millionaire olfactive dream with a perfume for young and daring men, very well resolved about their egos and spoiled by their success (or potentially prepared for it). The fragrance launched in 2008 and one of the most sold male fragrance in the last year features notes of grapefruit, ruby mandarin orange, peppermint , absolute rose, cinamon, spicies, blond leather, white woods, patchouli and amber and was composed by Givaudan's perfumers Christophe Raynaud, Olivier Pescheux and Michel Girard. This year the fragrance was winner in the UK Perfumery Oscar, the Fifi Awards UK in the categories of best new prestige male fragrance, best flacon and best communication.


This 1 Million proposal may be reality or a dream, depending on each man. Taking into consideration that a man by himself is an individual who since the start of old civilizations always was demanded by his virility and power on situations such as : to have women, money, good career and mainly, a strong and competitive personality to be ahead others men, 1 Million does not fit only to men who wish to earn their first 1 million before their 30 years old, the fragrance is much more than it; 1 Million is a choice of power and style, in form of fragrance, for men who wish to be connected to the current society, egocentric and thirsty to be successful in many fields.


The fragrance is classified as a spicy woody perfume, however it is out of the tradicional scent found in this olfactive family and is much more spicy and easily wearable by women. The start of notes is "juicy" with grapefruit and mandarin notes which energise the olfaction and others senses. The immediate sensation is to be delighted by this olfactive fruity juice, sparkling, vibrant and addictive that, later, is spiced by peppery overtones that dominate the fragrance. The start is the best part because it has the power of showing that 1 Million is delicious, potentially a different scent,well-done to target the young audience and able to fill the gap let by some tasteless male fragrances released in the last times. The fragrance opens the sparkling feature of the perfume, the olfactive vivacity and the blending energy which all 1 Million men candidates should have in their behaviors.

In the middle notes, the fragrance has a strong quantity of synthetic spicies blended to be one note, or better to say, the insight is that there is only a type of spicy that penetrates into the nose and on skin in a very persistent manner. In the drydown, even a light and soft leather appears, the spicy accord is still obstinate, completely audacious as this 1 Million Man, what makes the fragrance lose its development in cadencies and scent diversity aspects. Despite that, the fragrance is commercially interesting.


Analysing the details of this fragrance, including the marketing, Paco Rabanne was very smart considering various reasons and, because of them, 1 Million is coherent enough to sell very much. The first of them is to be connected to the daring needs men have in being successful in many areas such as to be handsome, stylish, etc; a fragrance whose name is 1 Million brings in a clear way the picture of millionaire dream or the will of sampling the fragrance in an immediate sniff. In a world of reality shows and celebrities as behavioral pattern to climb higher social levels, the fragrance fits to the society as a glove. For the fragrances market, 1 Million is well aligned to mark its relevancy in consumers' minds with millionaire patterns and a remarkable marketing action. By the way, who doesn't wish to feel powerfully 1 Million for some seconds?


The advertisement campaign has one of the most expensive and well paid male models in the world, Mat Gordon, one of the best fragrance pubs in the last times,
very aligned to the perfume and simply wonderful in the tv spot, stylish, seductive and naturally arrogant. During the ad, he appears in a charming approach with the powerful and exciting song "Do it again" of Chemical Brothers, Mat Gordon cracked his fingers and suddenly everything is available very easily, everything that many men would love to have: a great car, much money and fun, visibility with some papparazis and,the best of all, a gorgeous woman. He seems to have as right fate all of these things wearing 1 Million. There is no doubt, the male commercial dream in a commercial tv advertisement.

Other reason is that the perfume has an energic mix with a fruity start and spicy accords from the beginning to the end of the fragrance, always vibrant and warm, hence 1 Million is out of the woody standard, more formal and serious. For this reason, it is not a fragrance for Donald(s) Trump(s) and is more suitable for young executives, potential talents filled by daring as those trainees of outstanding multinational companies, for example. For its composition, 1 Million is related to target a youthful audience, very determined to have wealth, luxury and power and works well for the range between 25 - 30 years old.


It is clear to realize that there is a "teen" audience for the juicy of Paco Rabanne 1 Million , very versatile for those who dream about all these delights sold by the advertisement, mainly girls. The fragrance has the sweet freshness , however the spiciness is very predictable and recurrent with syntheticals peppery overtones hence there is no pungency and "maturity" on these spicies, being easily acceptable by men who enjoy going parties, for example, moreover the perfume is aligned to the sweet fruity that already exists in Paco Rabanne Black XS for men.


For this young characteristic and a blending centered much more in fresh notes than in sultry spicies and woods, the idea of gold conceived by Paco Rabanne is not the idea of gold I have in my mind, which is more secular and traditional. As a matter of fact, I don't see gold in the fragrance because it is not "rich" in its odour and olfactive notes, thus the concept of gold is integrated more on the package and in the publicity.



The bottle in format of a gold bar is like to have a distinguishable resource to be a distinguishable person. Designed by the french designer Noé Duchaufour-Lawrance, the bottle materialises the dream of the gold and, because of that, the gold by itself is the own fragrance which seduces and represents the elite ideal of wealth and luxury, that is , if you have Paco Rabanne 1 Million, you have a gold bar and all the power that it brings to make these things become reality (at least in the olfactive dreams of the perfume consumer). As a big entertainment , you can access the british site 1 Million Man, that in a funny way, does a list how 1 Million you can be.

Are you an 1 million man? (or a woman who wants an 1 million man?) . Sample this fragrance, but do not forget that publicity fantasies about luxury and power demand hard work, talent and some luck to come into being and not a magical crack of fingers.


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Photo credits about Paco Rabanne 1 Million by Paco Rabanne. All rights reserved.
Perfume Review by Copyright Cristiane Gonçalves aka Cris Rosa Negra for Perfume da Rosa Negra.

2 comentários:

Italo disse...

Cristiane, realmente você consegiu expressar de forma
critica e alinhada a marca e conceitos publicitarios tudo que 1 milion representa
em momentos de celebridades instanteneas, quem não tem o deliro de ser rico
e ter a seu dispor tudo que o dinheiro possa lhe oferecer?
Mais uma vez abre-se espaço para uma analise do efeito da campanha publicitária no impulso de compra, mas que uma simples critica
houve um trabalho pisicosocial neste texto, parabens!


Amore adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

Cris Rosa Negra disse...

Italo, obrigada pelo comentário. Como é bem evidente na campanha e no resultado, 1 Million vende todo um conceito que se encaixa na sociedade que temos, cada dia mais centrada no "eu tenho que ser o máximo".

beijos, Cris