domingo, 19 de abril de 2009

Perfume Review: EDT Daisy Marc Jacobs



É primavera no hemisfério Norte e o encanto e romantismo da estação das flores parece combinar bem com a vida do estilista Marc Jacobs, além de ser o diretor artistíco da luxuosa Louis Vuitton e ter levado a marca a altos níveis de performance e lucro, lidera sua própria marca, a Marc Jacobs que teve uma loja aberta em São Paulo no começo deste ano, de quebra, o designer ficou noivo do empresário brasileiro Lorenzo Martone, confirmando que também está muito bem no campo do amor. Para combinar com estes momentos tão floridos de Jacobs, entre os perfumes do estilista, destaco hoje sua fragrância primaveril Daisy. Um bouquet floral refrescante, criado em 2007 pelo competente Alberto Morillas que abre notas de morango selvagem, folhas de violeta e pomelo,como notas de cabeça, violeta, jasmin e gardenia como notas de coração e baunilha,almíscar e madeiras brancas como notas de fundo. A fragrância foi a vencedora do ano, na categoria Luxo feminino do Fifi Awards 2008, o Oscar da perfumaria.


Daisy é um floral feminino que tem a delicadeza para perfumar a pele em uma estação que prima pela sutileza e radiância de um belo jardim, além de ter a versatilidade de uma fragrância bem-feita para atender um público com gostos perfumísticos mais neutros e bem balanceados, ou seja, Daisy tem a leveza floral para tempos quentes e amenos, não é a toa que tem uma ótima receptibilidade, principalmente nos Estados Unidos, uma cultura que valoriza aromas que não sejam extremistas e pungentes, além de ter ganhado prêmios também na França e Reino Unido.


O bouquet floral, já ao abrir a bonita tampa do frasco, evidencia uma deliciosa nota frutal de pomelo, o conhecido "grapefruit". Para quem não conhece o pomelo, esta fruta tropical e polposa, conhecida como
Citrus Paradis tem como característica um cheiro cítrico doce e ardido. Mesmo que esta nota é uma das que mais são usadas em sua natureza sintética, o pomelo aqui é saborosamente vermelho, naturalmente comestível com os suculentos pensamentos que surgem de imediato. A cor vermelha lembra-me a cor de um coração romântico que simboliza o de uma flor Daisy, o coração que, de tão doce, restaura os sentimentos de que a primavera é tempo de amar, de se amar e de colher as flores de um sentimento que desabrocha e dá vida.


Este sumo que saí das flores Daisy as deixa delicadamente suculentas e, no início deste desenvolvimento, o doce frutal e cítrico é misturado a um aroma de seiva de folhas, cheiro silvestre que dá vontade de sair rolando por um jardim, misturando a pele sensível à natureza viva deste bouquet levemente doce e refrescante. Esta nuance de folhas é exatamente as folhas de violeta que privilegiam a matéria verde, de folhas soltas no ar, tão íntimas das pétalas deste bouquet floral que se espalha pelo jardim Marc Jacobs. Por outro lado, a nota de morango selvagem não é tão libertina em seu aroma, se a compararmos com o morango invasivo que há em fragrâncias como Carolina Herrera, por exemplo. No entanto, a nota de morango em Daisy , indiretamente, carrega no perfume este aspecto selvagem, levemente ardido e apaixonante, de se entregar ao momento primaveril, entre flores vistosas e frutos pulposos, simplesmente deixar o aroma entrar como um fôlego, alimentar a vida e participar deste jardim onde também há a delícia da paixão.





À medida que o pomelo perde um pouco da sua força olfativa, é interessante notar que o aroma do bouquet floral das notas de coração não é óbvio e bem marcado, mas ele está lá, delicadamente composto por Alberto Morillas. Esta virtude de misturar o aroma do bouquet floral como se fosse um ramo de flores todas juntas, representando uma única beleza visual como se ela também fosse uma beleza olfativa é bem apreciada pelo meu nariz, mas depende muito do perfume e, deveras, muito raro. Neste caso, o que ocorre com Daisy é o mesmo que ocorre com D&G Light Blue, desenvolvido por Olivier Cresp. Ambas são fragrâncias versáteis, leves e alegres nas quais o frutal permanece em toda a cadeia e há acordes florais delicados que, embora não tão divididos flor a flor no desenvolvimento, têm a onipresença de belo bouquet. Cheirando a fragrância,gardenias, jasmins e violetas se uniram para formar uma única flor, a flor Daisy
e, genuinamente, as flores têm uma certa liberdade olfativa no mix que é sentida na pele, é como correr por este jardim de várias cores e também vários tipos de flores.



Ao render-se por completo ao aroma de Daisy, o sillage tem a clara configuração clássica de florais almiscarados com reminiscências de frutas. Ainda há a lembrança das frutas suculentas que amadurecem neste jardim, mas a fragrância sinaliza um aroma bem mais almiscarado que amadeirado, mais focado no musk branco, no qual a combinação baunilha-almíscar recorda-me J.Lo Live Platinum que, por sinal, tem também pomelo . A duração,na versão Eau de Toilette é significativamente boa, em volta de 6 horas e a base de Daisy
tem a afável alegria de repousar no frescor acalentador deste jardim Marc Jacobs.


Daisy,
acima de tudo, é uma fragrância que dá uma sensação de sentir-se bem, ela captura este radiante bem-estar de estar na primavera e, embora seja um floral baseado também em frutas, o que não faria nenhuma diferença ao que vem sendo lançado no mercado, ela não compromete a marca e nem mesmo o nome de Morillas. Também o estilista e equipe de marketing merece créditos em Daisy por tamanho apelo comercial, porque além do alegre hot-site da fragrância, houve um investimento "estilo fever" sobre a marca Daisy, de velas aromáticas até linha de corpo e banho, passando por acessórios para cozinha, o que só mostra que Marc Jacobs sabe converter sua imagem em business e, no mínimo, ama Daisies.

Independente do branding de Daisy, o perfume é simples e funcional, o suficiente para agradar o consumidor em estações quentes e primaveris. Não há dúvidas que há uma certa naturalidade e elegância em Daisy como também há em D&G Light Blue. Bastará aos que gostarem do aroma, ser bem vindo ao jardim Marc Jacobs.




(English Version)



It is Spring in the North Hemisphere and charm and romanticism of the flowers season seem to fit to the life of the fashion designer Marc Jacobs; in addition to be the director of the luxury Louis Vuitton and responsible to take this brand to outstanding levels of performance and profit, Marc also leads his own brand, Marc Jacobs, which had the début of a new store in São Paulo at the beginning of this year and also he got engaged with the brazilian entrepreneur Lorenzo Martone, confirming to the audience that he is also dealing very well with love issue. To combine a fragrance with these flowery moments of Marc Jacobs, I highlight today his spring perfume Daisy. A refreshing floral bouquet, released in 2007 by the competent Alberto Morillas, Daisy features notes of wild strawberry, violet leaves and grapefruit as top notes, violet, jasmine and gardenia as mid notes and vanilla, musk and white woods as base notes. The fragrance was winner in the Women's Luxe category during Fifi Awards 2008, the Oscar of the perfumery.


Daisy is a feminine floral that has the delicateness to perfume the skin during a weather season which is known as the simplicity and the radiance of a gorgeous garden, moreover the fragrance is well-done to meet fragrant neutral and well-balanced tastes of one consumer audience, in other words, Daisy has the floral lightness to warm and cool seasons, so it is not surprising to realize the good acceptance, mainly in United States, a culture which values aromas that do not be so extremists and pungents and, see the fragrance as winner in other prizes in France and United Kingdom.


The floral bouquet, when the gorgeous bottle cap is opened ,makes clear the smell of a delicious fruity note of grapefruit. For those who don't know this fruit, it is a tropical and pulpy one known as
Citrus Paradis and has as characteristic a citrus-sweet-spicy scent. Even if this note is one of the more used in its synthetical form, the grapefruit here is flavourfully red, naturally edible with immediate succulent thoughts that come in my mind. The red color reminds me of the color of a romantic heart, that here is the symbol of Daisy's heart, an heart so sweet that restaures feelings that Spring is time of love and be loved and time of reaping flowers which represents also a feeling that blooms and gives life.


This juicy that comes from Daisy flowers let them delicately edible in the start, the sweet fruity citrusy smell is blended to a scent of leaves sap, a green smell that arises the will of laying on the garden, joining the sensitive skin to the living nature of this bouquet, slightly sweet and refreshing. This leaves nuance is exactly violet leaves that highlight the green and fresh aspect, as leaves on the air, so intimate and closer to these petals of floral bouquet on Marc Jacobs' garden. On the other hand, the note of wild strawberry is not so free in its aroma if it is compared to invasive strawberries that exist in fragrances as Carolina Herrera, for example. But, the strawberry note in Daisy , in an indirect manner, carries to the fragrance this wildness feature, slightly acid and lovely, as the moment of surrendering to the spring moment, among sparkling flowers and pulpy fruits, simply letting the smell float in the body as a new breathe, feed the life and be on this garden where there is also the deliciousness of passion.



As grapefruit loses a little of its olfactive strenght, it is interesting to notice that the aroma of floral bouquet on its heart notes is not obvious and very determined, but the scent is there, in a delicate way, composed by Alberto Morillas. This virtue of mixing the smell of floral bouquet as it were the bouquet of flowers all together, representing one unique visual beauty, that is also an unique olfactive beauty; this skill is very well appreciated by my nose, but depends on the fragrance and, in fact, it is rare skill . In this case, what happens with Daisy is the same what happens in D&G Light Blue, developed by Olivier Cresp. Both are versatile, light and joyful fragrances in which the frutal scent is kept in all the scent development chain and there are delicate floral chords that, although are not divided flower by flower in the smell evolution, they have the onipresence of a beautiful bouquet. Smelling the fragrance, gardenias, jasmines and violets are joined to make one only flower, Daisy
flower, genuinely and, then, these flowers have a certain olfactory freedom in the mix that is felt on the skin, it is like to run in this garden of many colors and many types of flowers.


When I surrender completely to Daisy aroma, its sillage has the clear format of musky florals with reminiscences of fruits. There is still the remembrance of succulent fruits ready to be eaten in this garden, but the fragrance is rendered by an aroma muskier than woodier, more focused on white musk, in which there is the combination of vanilla-musk which reminds me of J.Lo Live Platinum base smell which, by the way, has also grapefruit chords. The long lasting , in the Eau de Toilette version is significantly good, around 6 hours and Daisy
base has the caring joy of resting in the freshness and warmth of this Marc Jacobs garden.


Daisy is, above all, a fragrance that gives the sensation of feeling well. It captures this radiant wellness of Spring times and, even though it is a floral based on fruits, what would not be any new for the market and the consumer, Daisy
does not put in risk the reputation of Morillas and the brand. The fashion designer and the marketing team involved on this fragrance also deserve some credits in Daisy considering the huge comercial appeal, in addition to the joyful fragrance hot-site, there has been an investment "fever style" on Daisy brand, in other words, a range "Daisy-be" as aromatic candles, body and bath products and, in an unbelievable way, fine tableware stuff, what just shows that Marc Jacobs knows convert his image into business and, at least, he loves Daisies.


Daisy branding process apart, the fragrance is simple and functional, enough to please the consumer in warm and flowery times . There are no doubts that there is certain naturalness and elegance in Daisy as there is also in D&G Light Blue. So for those who enjoy Daisy, be welcome to Marc Jacobs garden.




Photos credits, all reserved to brand Marc Jacobs Daisy.
Review by Copyright Cristiane Gonçalves aka Cris Rosa Negra for Perfume da Rosa Negra

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