Home Sobre Entrevistas Lançamentos Reviews Perfumaria Brasil Celebridades Beleza Moda Cultura

domingo, 14 de setembro de 2008

O colecionador de Perfumes com Carol Polônio (Brasil)/ Conversations: The Perfume Collector with Carol Polônio (Brazil)




Queridos(as) leitores,

Hoje é dia de homenagem aos colecionadores de perfumes. Não importa de quanto e de quais (por que o que importa são os sentimentos com relação aos perfumes e os esforços do colecionador); uma coleção de perfumes é sempre algo pessoal, íntimo e cuidadosamente construído, por isso criei esta série de artigos "O colecionador de perfumes" há um tempo para conhecer e (se fazer conhecer) algumas pessoas que se dedicam à deliciosa missão de comprar, cuidar e conviver com perfumes de forma muito especial. A minha convidada é a Carol Polônio, fanática por perfumes como eu (e talvez como você, caro leitor). O que admiro nela como colecionadora ? Ser eclética , coração e nariz abertos para usar os perfumes, agora descobrindo os de nichia, o que é muito incrível. Mostra o quanto ela desenvolveu seu gosto por perfumes, além de significar que ela tem a necessidade de viver mais e mais perfumes. Como pessoa, admiro sua simpatia e humildade, extremamente generosa, além de ter belos olhos e sorriso que irradiam um perfume no ar. Bem vinda, Carol !

Oi Carol,

Primeiramente, gostaria de agradecer sua presença aqui no blog perfume da rosa negra. É um prazer tê-la participando como minha colaboradora na série 'O colecionador'. Este é um momento de homenagem não só a você, mas também a todos os colecionadores de perfumes. Aqueles que se dedicam não só a amar os perfumes, mas tornar a coleção cada vez mais interessante, bela e exclusiva, mostrando um lado bem íntimo da relação com os perfumes, além de toda a dedicação dada à coleção. Este é o momento do colecionador, é o seu momento, por isso fale mais sobre você...

Cris:Quem é a Carol? Conte-nos onde mora e o que faz.

Carol: Oi, Cris! Sou Paulistana,com muito orgulho, amo minha cidade. Sou funcionária pública e estudante de direito! Nasci no dia 21/10 e sou libriana mas com um pezinho em escorpião. Adoro minha família, meu namorido, que em breve será apenas marido, amo meus amigos. Adoro viajar, me divertir e, claro, colecionar perfumes!!!

Cris: Você se lembra como tudo começou, ou melhor, quando foi que a paixão por perfumes começou a se tornar um impulsionador para a criação da coleção ?

Carol: Acho que minha paixão por perfumes começou na minha infância, pois minha mãe também os adora e tem uma mini-coleção. Porém, foi na adolescência que a minha coleção começou a "ganhar corpo"; como meu pai viaja muito (para participar de congressos) ele sempre me trouxe vários, e quando eu podia viajava com ele e fazíamos a festa. Mas coleção mesmo, foi apenas quando comecei a trabalhar. Uma grande colaboradora para minha coleção foi a comunidade Apaixonados por perfumes (uma comunidade no site de relacionamentos Orkut), pois lá conheci vários perfumes interessantes e, com certeza, estimulou meu vício.

Cris: Sim Carol, a comunidade brasileira, amigos e colegas são bons em fazer-nos comprar perfumes, são tantas influências que nós merecemos ganhar na loteria, não? A propósito, na sua experiência como colecionadora, qual foi o perfume que mais te desafiou a incorporá-lo na coleção? Comente a respeito.

Carol: Com certeza foi o Sushi imperiale, não fiquei tranquila até conseguir um para mim. Tudo começou quando experimentei o da Lélis (Lélis é uma colecionadora de perfumes também da comunidade Apaixonados por Perfumes do Orkut), mas a pessoa com quem ela havia comprado não tinha mais o perfume. Por sorte achei um no Ebay, mas perdi o leilão faltando 17 segundos....fiquei muito mal!Por sorte e, depois de 3 meses,consegui comprar o meu tão sonhado perfume.

Cris: Quais são os TOP 5 da sua coleção? Aqueles que estarão sempre com você

Carol: Cris que pergunta difícil!!!Nunca sei responder...porém eu irei tentar! Sushi Imperiale (Bois 1920), Botrytis (Ginestet), Aomassai (Parfumerie Generale), Loukhoum (Keiko Mecheri) e Louve (Serge Lutens).

Cris: Hmmmm, Aomassai e as amêndoas torradas. Tenho certeza de que ninguém resistiria ao charme deste Parfumerie Generale. Em breve escreverei sobre este perfume e suas apaixonantes amêndoas e madeiras. Carol, existem vários tipos de colecionadores ; aqueles que buscam mais raridades, aqueles que buscam mais qualidade, outros que buscam mais quantidade, outros que não tem regras, enfim... qual é o seu tipo de colecionador, ou seja, qual é o seu foco principal quando compra perfumes?

Carol: Acho que já passei por todas essas fases, porém hoje mesclo apenas duas: as raridades com qualidade. Conforme o tempo passa, ficamos mais seletivas e exigentes.


Cris: Concordo totalmente contigo... nos tornamos mais seletivos mas haverás empre um perfume, aquele inesquecível que será mantido na nossa coleção mesmo que não o usemos muito, como o meu Trésor (Lâncome), o primeiro perfume importado que tive. A propósito, na sua opinião, qual é o pior defeito e qual é a melhor virtude de um perfumista colecionador?

Carol: Fiquei aqui pensando durante um bom tempo nessa pergunta, e cheguei a conclusão que o pior defeito é que nos tornamos muito seletivos, queremos sempre os melhores. A maior virtude é que podemos compartilhar nosso conhecimento com as outras pessoas.

Cris: Certamente, compartilhar conhecimento é uma dádiva e uma fortaleza. E Carol, qual será o seu próximo perfume, aquele que tem que entrar na sua coleção a qualquer preço.

Carol: Nossa Cris! Mais uma pergunta difícil. No momento é o Fougere Bengale da Parfum D'Empire e o Tihota da Indult, o qual me darei de presente em outubro que é meu aniversário.

Cris:Que incrível! Presenteie a ti com ambos perfumes (risos).Diga-nos um perfume que jamais entraria na sua coleção e por quê.

Carol: Nunca entrará na minha coleção o Casmir (Chopard). Foi um perfume que não me fez bem,....um cheiro estranho, de algo mofado, de um cheiro muito antigo; realmente nunca havia passado mal com algum perfume, com ele não me senti bem mesmo!!!


Cris: Carol, estou surpresa sobre o Casmir... Funciona bem na minha pele mas com um aroma bem diferente, claro, ele tem o "estilo Capuccino" perfume de ser, não é fácil para qualquer nariz, além disso sabemos que cada perfume reage de uma forma na pele e no nariz como uma percepção, por isso é importante abraçar as diferenças e aprender com as experiências olfativas dos outros...Excelente!

Você tem algum cuidado especial com os perfumes para mantê-los sempre bem conservados?

Carol: Sim, mantenho todos os meus perfumes nas caixas e longe da Luz e umidade. Acho que se os conservarmos bem eles durarão por mais tempo.

Cris: Pensando na indústria perfumística atual e as tendências, qual a sua visão sobre o futuro da perfumaria?

Carol: Bem, tenho duas visões uma da perfumaria de massa, em que os perfumes cada vez mais estão com notas parecidas, ou frascos... Já os perfumes de nicho acho que eles tendem a ser cada vez mais exclusivos, com ingredientes cada vez mais selecionados e combinações exóticas.


Cris: Sei que você tem aumentado sua coleção de perfumes de nicho, na sua opinião, qual o diferencial destes perfumes que te fez comprá-los nos últimos tempos?


Carol: O principal diferencial é a originalidade e a exclusividade, fora que são de ótima qualidade.

Cris: Finalizando este nosso grande encontro, descreva seu amor por perfumes com uma palavra, frase ou texto.


Carol: Pode parecer exagero, porém a Coco Chanel tem uma frase com a qual eu concordo com ela :
'A mulher que não usa perfume não tem futuro'.
Cris: Amo esta quote (e é elegantemente engraçada)!


Outra fase que gosto muito é do Serge Lutens 'Todos nós somos fragéis. O perfume é uma arma contra nossa fragilidade, nossa timidez.'

Cris: Esta de Serge Lutens é muito sensata, principalmente vindo do poeta dos perfumes.

Carol
, obrigada novamente... Um beijo perfumado, Cris Rosa Negra

Algumas fotos - coleção Carol Polônio (Some pictures - Carol Polônio's Collection)










(English version - Conversations: The Perfume Collector with Carol Polônio (Brazil)

Dear readers,

Today is the day of homage to all perfume collectors. No matter how many perfumes and which are they (because the important are scent feelings and efforts which move a fragrance collector); one perfume collection is something beautifully personal and intimate, carefully built. Because of this stunning pleasure, I created the article series "Conversations: The perfume collector" some time ago; to know and let be known some perfume lovers who have dedicated to the pleasant mission of buying, caring about and being familiar with perfumes in a special manner. My invitee is Carol Polônio from Brazil, perfume addict like me (and maybe like you). Why do I take my hat off to Carol as a perfume collector? She is eclectic and is willing to try and wear many different perfumes, now she has been discovering the niche fragrances, something that I think it is really amazing and brings an sense how she has developed her fragrances tastes and has been awaking more and more to live with perfumes and perfumes. I see this evolution and I am happy. In her person, I admire her gentleness and humbleness, extremely generous, moreover she has beautiful eyes and smile that exhale a perfume on the air. Welcome, Carol!


Hi Carol,

Firstly, I would like to thank you for your presence here at Perfume da Rosa Negra Blog. It is a pleasure to have you here participating as my collaborator on the series " Conversation: The Perfume Collector". This is a moment of homage not just for you but for all perfume collectors as we are. Those who have been dedicated not only in loving perfumes but also become their collection more interesting, gorgeous and exclusive, bringing us an intimate portrait connnected to their fragrances, moreover all the importance of a collection. This is the moment of the perfume collector, it is your moment, so talk us more about you...

Cris: Who is Carol? Tell us where you live and what you do

Carol: Hi, Cris! I am from São Paulo and I am proud of it. I love my city. I am a public employee and study Law in the university! I was born in October, 10th. I am librarian however quite a Scorpian. I love my family, my boyfriend ( who soon will be my husband), my friends. I enjoy traveling, having fun and of course, collecting perfumes!

Cris: Do you remind of how everything started, I mean, when did your passion for perfumes become a driver to create a collection?

Carol: I think that my passion for perfumes started in my childhood because my mother loves them and has a mini collection. However during my teenager times my collection began to become bigger. My father traveled a lot and attended many meetings, so he used to bringing several perfumes and then, when I could travel with him (woww!), it was something as a perfume party. A real collection began when I started to work, a great collaborator for my perfume collection was the "Apaixonados por perfumes community" (a Brazilian community for perfume lovers at Orkut, a relationship website) because there I could know many interesting perfumes and, of course, all of it estimulated my addiction.

Cris: Yeah Carol, the Brazilian community, friends and colleagues are very good at making us purchase perfumes, so many good influences that we deserve to win the lottery, don't we? By the way, Carol, in your experience as a collector, what was the perfume that challenged you to incorporate it in the collection. Comment us about, if you have "challeging purchase"

Carol: Of course, Cris. My challeging purchase was Sushi imperiale. I was not quiet until getting one for me. Everything started when I sampled Lélis' Sushi Imperiale (Lélis is a perfume collector from Brazil), but the seller who sold her this perfume hadn't have it anymore. By lucky, I found one at Ebay, but did not win the bidding... for 17 seconds... I felt regretful over it. After 3 months, a day brought me good fortune and then I got my dreaming perfume, so expected.

Cris: What are the TOP 5 of your collection ? Those that will always be with you.

Carol: Cris, how difficult is this question! I am not sure if I can answer it, but I am going to try... Sushi Imperiale (Bois 1920), Botrytis (Ginestet), Aomassai (Parfumerie Generale), Loukhoum (Keiko Mecheri) and Louve (Serge Lutens).

Cris: Hmmmm, Aomassai and its toasted almonds. I am sure that anyone can resist its charms. Soon I am going to write about this perfume and its lovely almonds and woodies.
Carol, there are many types of collectors; those who search hard to find and rare fragrances, those who search more quality, others search more quantity, others don't have rules, so... What is your profile as a collector among those types, I mean, what is your main focus when you buy perfumes?

Carol: I think that I live all these phases. Nowadays I have mixed just rarities with quality. As the time goes on, we become more demanding and selective.


Cris: Yes, I fully agree with you...we really become more selective but there will be always a perfume, that unforgettable that will be kept in our collection even if it is not much more wore, like my Trésor (Lâncome), my first import perfume.

By the way, what is the worst failing and the best virtue of a perfume collector?

Carol: I am considering here a long time about this question... I ´ve concluded that the worst failing is to become very selective. We want always the best! The best quality is to share our knowledge with others people.

Cris: Yeah, Sharing knowledge is a gift and a strong point. Tell us what will be the next perfume, the perfume which is now a "must-have" for any price.

Carol: Woww, Cris! Other difficult question... At this moment, I think about Fougere Bengale of Parfum D'Empire and Tihota of Indult. This last one I will present as a gift to myself in October, my birthday.

Cris: Great! Give yourself both perfumes ! Wowww!!Tell us a perfume that never would be in your collection and why.

Carol: Casmir will never join my collection. It was a perfume that not made me feel well... a strange smell, something moldy, an old-fashioned smell... I really never had felt bad smelling a perfume. Casmir made me feel really bad.

Cris: Carol, I am surprised about Casmir... it works well on my skin but it is a different smell, "capuccino style" of perfume, not easy for any nose, moreover we know that perfume reacts on each skin and nose like a insight, because of it it so good to embrace the differences and learn from others olfactory experience... Great!

Do you have some special care about your perfumes to keep them well preserved?

Carol: Yes, I have kept all my perfumes in boxes and far from light and humidity. I think that if we ´ve kept them well, they will be long-lasting.

Cris: Yeah! Of course. Let´s talk about the current perfumery industry and its trendies, what is your vision of future about the perfumery?

Carol: Well.. I have two visions. One is related to the mass-market where perfumes have had each more similar notes, or bottles... About the niche perfumery, I think they will tend more and more to be exclusive, ellaborated with selective ingredients and exotic combinations.

Cris: I know that your niche perfume collection has been grown. In your opinion, what is the distinguishing feature of these niche perfumes that have made you to purchase them in last times?

Carol: The main feature is the originality and exclusiveness, moreover they have a great quality.

Cris: Time to conclude our great meeting (and it was so good), describe me your love for perfumes telling us a word, a phrase or a text.

Carol: It may seem an exaggeration but I agree with a quote of Coco Chanel " A woman that does not wear perfume does not have future"

Cris: Yeah, I love this quote (and it is elegantly fun) !
Carol: Other is a Serge Lutens' quote "Nous sommes tous fragiles. Le parfum est une arme contre notre fragilité" ("we are all fragile. The perfume is a weapon against our fragility)

Cris:
Yeah! Serge Lutens ' quote , a very wise quote coming from the poet of perfumes...
Carol, thank you again...

a fragrant kiss from Cris Rosa Negra

6 comentários:

Henrique disse...

Excelente entrevista! Das coleções Brasileiras, a da Carol e a da Lélis estão entre as melhores, junto com a da Cris, formando o top 3 das melhores.

Anônimo disse...

Rick, Obrigada pelas palavras carinhosas. Dear Rick, thank you for your kind words. Have a fragrant day, Cris

ScentScelf disse...

Welcome back! And thanks for sharing your interesting conversation.

Ana Lua disse...

Tenho muita admiração pela Carol, por ser uma pessoa extremamente amável e gentil, e por sua belíssima e rica coleção de perfumes!
Adorei a entrevista!

Ana Luiza

Ana Lua disse...

Cris, parabéns pela iniciativa de "dar voz" aos colecionadores!


Ana Luiza

Dai disse...

ADOREI A REPORTAGEM, E DE TANTO GOSTAR DE PERFUME COMECEI A GUARDAR OS FRASCOS E HOJE ALEM DE COLECIONAR PERFUMES COLECIONO FRASCOS TAMBEM..
PARABENS....