domingo, 19 de agosto de 2007

O Colecionador de perfumes, com Leles Cristiane


Queridos(as) leitores,

Hoje é dia de homenagem aos colecionadores de perfumes. Não importa de quanto e de quais (por que o que importa é o valor sentimental), uma coleção de perfumes é sempre algo pessoal, íntimo e cuidadosamente construído, por isso realizei esta matéria "O colecionador" para conhecer e (se fazer conhecer) algumas pessoas que se dedicam à deliciosa missão de comprar, cuidar e conviver com perfumes de forma muito especial. A minha convidada é a Leles, que além de uma adorável e educada amiga, é conhecida nas comunidades de perfumes do Orkut pela sua paixão pelos perfumes do Serge Lutens. O que admiro nela como colecionadora ? A determinação de buscar perfumes que são difíceis de encontrar aqui, além de uma humildade que me cativa. Confiram nosso bate-papo.

Quem é a Leles? Conté-nos onde mora e o que faz.

Oi Cris! Em primeiro lugar, quero te agradecer pelo convite para participar do seu blog. Adoro ler suas descrições e comentários sobre os perfumes.

Bom, meu nome é Leles, tenho 28 anos, sou casada e não tenho filhos. Moro em São Paulo Capital, sou comerciante, bem, na verdade, meu pai é comerciante e eu sou a “gerente” de uma das lojas dele.Tenho muito orgulho em poder cuidar do que ele lutou tanto para conseguir...

Trabalhando no comércio, o horário é puxado; trabalho de segunda à sábado, e nos fins de semana, adoro ficar em casa, curtindo meus cachorros e assistindo meus seriados (minha outra paixão além dos perfumes e dos cachorros). Gosto também de ir aos shoppings, parques, cinemas; não faço o tipo “baladeira” rsrsrsrs.....

Não fiz faculdade, mas se um dia resolver fazer, será de Psicologia. No momento estou fazendo curso de Inglês... acho fascinante a Língua Inglesa.

É isso...um pouquinho de mim....


Rs... temos pontos em comum, além de perfumes rsrs. Adoro cachorros e já passei do tempo de "baladeira". Continuando, você se lembra como tudo começou, ou melhor, quando foi que a paixão por perfumes começou a se tornar um impulsionador para a criação da coleção ?

A minha paixão por perfumes começou por acaso. Eu nunca tinha feito compras pela Internet e resolvi “tentar” a minha primeira compra online .Foi pela Sack’s e acabei comprando o Oxygene (Lanvin), que estava em promoção...rsrsrs....Quando minha compra chegou, eu percebi que comprar online era seguro, além de começar a me interessar mais por perfumes... comecei a “viciar” em compras pela Internet também...

Mas a paixão por perfumes atingiu seu auge quando entrei para a comunidade Apaixonados por Perfumes, no Orkut, me lembro de querer conhecer todos os perfumes que o pessoal comentava, querer saber sempre mais, conhecer sempre mais, ter sempre mais.....aí começou a virar paixão mesmo....


Concordo que é muito sedutor ler as opiniões de pessoas que amam perfumes como nós... realmente dá vontade de experimentar e até comprar. Falando em compras e levando em conta a sua experiência como colecionadora, qual foi o perfume que mais te desafiou a incorporá-lo na coleção? Comente a respeito


Foi o Sa Majesta La Rose (Serge Lutens), porque eu não gostava do cheiro de rosas, geralmente rosas me deixavam enjoada e triste, mas por ser um Serge Lutens, eu queria tê-lo na minha coleção.....então comprei com nossa amiga Grazy, no escuro, sem nunca ter sentido o cheiro dele, e sabendo que rosas não me agradavam muito. Esperei ansiosamente pela chegada do perfume... Quando finalmente recebi o pacotinho com o perfume e borrifei um pouco no braço, me assustei com a saída dele (aliás, geralmente é esta a minha reação com todos os Lutens, no início eles me assustam....rsrsr...). Pensei que ia detestá-lo, mas passados alguns minutos ele ficou tão bom na pele, tão confortável e aconchegante, que mudei o meu ponto de vista com relação aos perfumes que levam rosas em suas composições.


O Sa Majestè la Rose é encantador, com sua rosa "in natura" e delicada. Parabéns Leles pelo bem sucedido risco rsrsr. Agora confesse-me ... quais são os TOP 5 da sua coleção? Aqueles que estarão sempre com você

Olha Cris, não posso te dizer que vão estar SEMPRE comigo, porque meus gostos mudam muito, às vezes de uma semana para a outra, então, vou te dizer os meus TOP 5 do MOMENTO, talvez não sejam os mesmos daqui à dez dias....

Le Baiser Du Dragon EDP (Cartier)

Must (Cartier)

Vetiver Oriental (Serge Lutens)

Rousse (Serge Lutens)

Chegui (Serge Lutens)


Cartier e Serge Lutens, um luxo de top 5 ... Leles, existem vários tipos de colecionadores ; aqueles que buscam mais raridades, aqueles que buscam mais qualidade, outros que buscam mais quantidade, outros que não tem regras, enfim... qual é o seu tipo de colecionador, ou seja, qual é o seu foco principal quando compra perfumes?

Então Cris, acho que já passei por todas essas fases...rsrsrsr... No começo, eu queria ter sempre mais e mais perfumes, comprava perfumes como louca, queria ter todos, quantidade era o que importava. Depois comecei a selecioná-los melhor, comprava só os que eu sabia que ia realmente usar, não me importava mais com a quantidade, só queria usar todos os que eu tinha, sem deixar nenhum “esquecido” no armário. Aí veio a fase dos perfumes lançamentos...queria comprar todos os lançamentos que pareciam me agradar, e às vezes me decepcionava com alguns. Teve também a fase dos perfumes raros, difíceis de conseguir, e tenho que te confessar que adorava (ainda adoro...), procurá-los na Internet, quanto mais difícil o perfume, mais interessada eu ficava, e quando eu finalmente o encontrava, parecia que tinha ganho um prêmio.... Agora ando procurando por qualidade e exclusividade, o que os torna bem difíceis também. Uma coisa que eu sempre fiz desde o começo da minha coleção e que faço até hoje é comprar perfumes no escuro, adoro a sensação de abrir o frasco do perfume sem saber o que ele vai me trazer...


Rsrs... também tenho adotado este hábito, considerando a dificuldade de se experimentar alguns... é sempre um comportamento arriscado, mas gratificante quando acertamos a compra no escuro , não é mesmo? Agora Leles, falando em defeitos e qualidades, na sua opinião, qual é o pior defeito e qual é a melhor virtude de um perfumista colecionador?

O pior defeito...geralmente não usamos todos os perfumes que temos, alguns ficam até meio que esquecidos no fundo do armário.... A melhor virtude: Ter a oportunidade de conhecer vários aromas incríveis e nos surpreender com as diferentes sensações que eles nos trazem (às vezes o mesmo perfume, usado em dias diferentes, te traz novas sensações...)


Qual será o seu próximo perfume, aquele que tem que entrar na sua coleção a qualquer preço.

São mais de um e não sei se vai ser fácil e rápido de conseguir, mas ainda vou ter: Louve e Sarrasins (Serge Lutens) e o Chocolate Greedy (Montale).


Diga-nos um perfume que jamais entraria na sua coleção e por quê.

Como já comentei, meus gostos mudam o tempo todo, então não posso te dizer que jamais entrariam; mas os que não entrariam de jeito nenhum no momento são o Calandre e o Lou Lou, são dois perfumes que eu não consigo usar, se os sinto, mesmo que de longe, me dão dor de cabeça... Mas, quem sabe um dia você não os vê na minha coleção...rsrsrs.....


Rsrs... também não sou fã do Lou lou , a diferença é que este não entra mesmo... Leles, você tem algum cuidado especial com os perfumes para mantê-los sempre bem conservados?

Não tenho nenhum cuidado específico não...só gosto de guardá-los dentro de suas caixas, numa prateleira do meu guarda-roupa que fica bem longe da luz do sol. Geralmente eu sou a única a usar meus perfumes, todos que vão em casa sabem que tenho paixão por eles, então evitam chegar perto demais...rsrsr....


Finalizando este nosso grande encontro, descreva seu amor por perfumes com uma palavra, frase ou texto.

"El perfume es una dimensión interior de la femineidad que, sobre todo, expresa de una manera particular aquello que no se podría decir de otro modo."

(Coco Chanel (1883-1917)


Hmmm... linda frase, só poderia ser de Chanel... Lélis, obrigada pela sua participação... Um beijo perfumado, Cris Rosa Negra


Maravilhosos Serge Lutens na foto acima. Para acessar a coleção completa da Leles, clique no seu Flickr

16 comentários:

Ana Patricia disse...

Como sempre a sua sala de bate papos com amigas é mui bom já to esperando o próximo.,
Hj ao ler o sua adoravel converssa com a querida Lélis vi o programa da Adriana Galisteu empbora ele ainda num tenha tido uma entrevista tão especial quanto essa .
Adorei continue tendo sucesso.

Léles Cristiane disse...

OI Cris, foi um prazer participar desta entrevista, você está de parabéns, o seu blog é o máximo, já entrou nos meus Favoritos, estava faltando um blog brasileiro tão bom quanto os estrangeiros....e você tem uma facilidade para descrever os perfumes, contar estórias, q é uma coisa impressionte!!!

Parabéns Cris!!!!

Léles Cristiane disse...

OI Cris, eu adorei a forma como você colocou a entrevista, de um jeito bem descontraído....eu não sou uma pessoa séria sabe, culta e tal, eu escrevo do jeito q eu falo, e quando eu coloco os rsrsrsrs, é porque estou rindo mesmo deste lado do computador, e foi bem legal você ter feito tipo uma conversa mesmo, não aquela coisa séria sabe...ficou o máximo....

Ricardo Tanimoto disse...

Olá Cris!
Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Muitos amigos já disseram que você se dedica muito mesmo para deixar tudo em ordem, e que realmente "manja" quando o assunto são os perfumes.
Legal a parte que você dedicou a nossa colega de comunidade Lélis. Ela realmente é uma pessoa muito simpática, sempre ajuda os outros, e merece sim ser citada.
Cris, continue com essa paixão que você tem pelos perfumes. Com as suas informações, está ajudando muitas pessoas (inclusive eu) a desvendar mais sobre este incrível mundo perfumístico.
Bjs!

Norma disse...

Adorei a entrevista! Deu vontade de experimentar o Sa Majesté la Rose também! Hehehehe... Mas eu realmente gosto de rosas.

Beijos perfumados, Nenita!

Rosa Negra disse...

Olá Paty, obrigada pelo Carinho. Será que o Silvio Santos me contrata? rsrsrs... Fico feliz que conseguimos te passar uma imagem de programa de entrevista... se for pra ser, eu prefiro ser a Marilía Gabriela pois ela é muito inteligente na minha opinião... (só que eu queria ter sido ela na época que namorava o gato do Giannechini) rsrsr, Beijo

Rosa Negra disse...

Léles... Foi um encanto trazer alguém tão querida pela comunidade perfumística do Orkut... As pessoas curtiram sua entrevista e, principalmente, a descontração do nosso bate papo... Continue sempre assim !

Rosa Negra disse...

Oi Ricardo,
Grande felicidade ter sua presença masculina aqui. Como te disse, o conhecimento vem com a prática e aprendo muito com vocês todos. Acho que esta experiência tem me proporcionado conhecer mais sobre perfumes, desafiar meus sentimentos e sensações geradas pelas fragrâncias serem transcritas em uma linguagem sensível, verdadeira e compreensível... Continue vindo sempre aqui! bj,

Rosa Negra disse...

Nenita... Que bom ter postado aqui! Eu gostava de rosas, mas sempre mixadas e quase que sufocadas por outras notas. Se tiver a oportunidade de conhecer o Sa Majestè la Rose um dia, verá que é uma rosa totalmente paradoxal. Ela é frágil, no sentido delicado, mas é forte no conceito da rosa, pura e autêntica... Beijo,

Rosa Negra disse...

continuando... Sobre o Sa Majestè la rosa, depois que o experimentei, encontrei o conceito ideal de rosa em um perfume... o seu paradoxo, sem nenhum tipo de nota invandindo o seu espaço, reinando frágil e forte ao mesmo tempo.
bj,

Vanessa disse...

Nossa Cris e Leles, fantástica a entrevista!!!! Estão de parabéns, me vi em muitos pontos da entrevista de vcs, e amei a frase que a Leles colocou no final da entrevista da Coco Chanel, que até coloquei na minha página do orkut.....
Parabéns!!!

Lia disse...

Olá Cris e Léles!
Parabéns por essa entrevista maravilhosa. Muito agradável e descontraído, assim como uma bate-papo entre amigas. E cá pra nós, vcs. duas tem um gôsto fantástico pelos perfumes!
Sucesso pra vcs. sempre!
beijos

Cyndell disse...

Criiiiiiiissss cheirosa! Maravilhosa sua iniciativa de falar desta forma sobre perfumes e, assim sendo, não poderia existir pessoa melhor nesse sentido, que a nossa querida e tb cheirosa Léles! Adorei a entrevista, suas perguntas inteligentes respondidas à altura pela amiguinha kerida. As vezes conversamos com a pessoa, mas nem sempre conseguimos perguntar tudo o que gostaríamos de fazer! Excelente mesmo! E o seu blog, cada vez mais lindo e caprichado! Vc sabe q eu te sigo neh? hehehe
To na sua cola viu cheirosa! rssssss
Bjinhux kilidas!

Rosa Negra disse...

Oi Vanessa... a frase de Coco Chanel fechou com chave de ouro... A Leles foi ótima lembrando esta frase que é uma verdade para todo o sempre, assim como a atemporalidade de Chanel. bj

Rosa Negra disse...

Lia, obrigada pelo gosto fantástico... Sei que temos fragrâncias em comum e isso indica que você também tem um ótimo bom gosto. bj,

Rosa Negra disse...

Oi Cy...
Hmmm, você sempre na minha cola, o que só posso agradecer rsrsr... também foi ficar na tua rsrsr. Continue comentando sobre seus preciosos perfumes pois também aprendo muito com todas vocês, de gostos e motivações distintas.
Em breve makeup lá no multiply, hein. Não deixe de me visitar. beijo