Home Sobre Entrevistas Lançamentos Reviews Perfumaria Brasil Celebridades Beleza Moda Cultura

terça-feira, 22 de junho de 2010

Perfumes Fast - Perfume Review: Glamour Secrets Rose, O Boticário






Perfume: Glamour Secrets Rose, O Boticário
Versão: Deo Colônia  
Gênero: Feminino


Background: um lançamento em edição limitada da famosa marca de cosméticos brasileira O Boticário, Glamour Secrets é uma coleção que  tem como inspiração o mágico mundo do Boudoir ou toucador, lugares  exclusivos das delicadas mulheres de séculos atrás, um recanto de  embelezamento e cuidados com a aparência, onde se maquiavam,  vestiam-se, penteavam-se e como não poderia ser diferente  perfumavam-se... A linha tem duas versões distintas de Rose e Black, ambas com inspiração na delicadeza e romantismo do século passado.








Desenvolvimento: Glamour Secrets Rose abre com um delicado frescor de mandarina adoçado pela lichia e o suculento e exótico acorde de kiwi, a fase inicial possui um caráter de um juicy mix frutal e revigorante. Posteriormente os acordes mais pesados começam a se dispersar pelo ar num sillage floral com notas carregadas de jasmim e rosa onde a rosa reina absoluta e fresca, acompanhada pela brancura virginal do lírio do vale; particularmente acho essa uma das fases mais bem construídas desse perfume o aroma floral é delicado e ao mesmo tempo envolvente, por fim a base é ambarada e balsâmica, o  acorde de benzoin é rapidamente perceptível assim como as notas terrosas te patchouli e vetiver que dão fixação à fragrância na pele e dando um toque de modernidade gourmand ao perfume foi adicionada a magnífica molécula de etil maltol (algodão doce), o que traz um doce ultra sexy para este perfume. 


Melhor da fragrância: delicadeza e versatilidade, podendo ser um curinga para todas as ocasiões.


Pior da fragrância: a inspiração do boudoir poderia ter trazido  acordes um pouco mais densos, originais e sensuais para a criação.


Poder de fixação: 6 horas

Sillage: médio

Drydown: Floral Oriental



Notas: mandarina, lichia, kiwi, rosa, jasmim, lírio do vale, vetiver, âmbar, benzoin, patchouli e etil maltol (algodão doce)





Avaliação 




Italo Wolff é escritor de fragrâncias de Alagoas, Brasil e é colaborador exclusivo para o  Perfume da Rosa Negra.



Votação do Prêmio Top Blog 2010 já começou!

É muito fácil, só clicar no link acima e votar na gente!
Obrigada(o)! 




Perfume review by Italo Wolff for Perfume da Rosa Negra
Photo credits: Boticário.



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Scent Tip: Fiorucci Sabonete Líquido Energy (com Gengibre)/Fiorucci Liquid Soap Energy (with Ginger)

Scent- Tip por PRN : Sempre uma dica especial e perfumada para você
Scent- Tip by PRN : Always a fragrant special tip for you






A Scent-Tip traz uma sugestão de cheiro, sendo perfume, qualquer outro produto com aplicação de fragrância ou um aroma especial que se destaca na semana por ter um cheiro especial o qual temos o prazer de compartilhar com o nosso perfumado leitor.


O inverno chegou no Brasil e as marcas de beleza  estão lançando edições especiais  para cuidados corporais, priorizando elementos emolientes, quentes, sensuais como as frutas vermelhas, as frutas secas, as especiarias e as notas abaunilhadas. Gôndolas de farmácias, supermercados e perfumarias e/ou catálogos porta a porta de cosméticos se tornam uma  tentação não só para o olfato, mas para o nosso bolso. Um deles é o meu, snif!







Passeando por uma drogaria de São Paulo (e, como uma amante de sabonetes cheirosos garimpados nestes tours),  apaixonei-me pelo cheiro do sabonete Líquido Energy da linha Fiorucci Premium que leva cravo da índia, gengibre, tangerina e amora branca. Imagine se esta combinação estivesse em um delicioso perfume? Foi inevitável não ser atraída por esta combinação de frutas cítricas com um pitada de cravo e o frescor exótico do gengibre. Basicamente, é um cheiro atrativo, nitidamente a tangerina especiada é a nota de saída ao abrir a tampa do frasco e há uma preponderante apelo do gengibre neste começo, mas posteriormente há uma cremosidade "vermelha que excita o olfato", como se fosse possível derramar sobre o corpo tomado de paixão o sumo de amoras que, de brancas, se tornam escarlates. 


English version



The Scent-Tip features a suggestion of scent, a perfume, any other product with fragrance application or distinctive aroma which is highlighted in the week as a special scent and that we have the pleasure of sharing about with our fragrant reader.


The Winter has reached Brazilian weather and the beauty brands are releaasing special editions for body care, prioritising moisturizing, warm and sensual compounds among them red fruits, nuts, spices and vanilla. Drugstores, mall markets and perfumeries and/o door to door cosmetics catalogues have become a temptation not only for  our olfaction but also for our pocket. One of them is mine, snif!


Walking by a drugstore in São Paulo (and, as a real lover of delightful fragrant bath soaps found in these tours), I fell in love by the scent of Liquid Bath Soap Energy from the range Fiorucci Premium and that features Indian clove, ginger, tangerine and white berry. Can you imagine if this combination were in a delightful perfume? It was unavoidable not to be attracted by this combination of citrusy fruits with a hint of clove and the exotic spicy freshness of ginger. Basically, this bath soap has an attractive scent, firstly the spicy tangerine is the top note when the bottle cap is opened and there is a key appel of ginger in the beginning, however later, there is a "red" creaminess that excites the olfaction, as it was possible to pour on the body, filled by passion, the juicy of berries that from white one, it becomes bright scarlet.




Tip by Cristiane Gonçalves.

Photo Credits: Fiorucci

Scent tips by PRN are given with non - commercial relationship with brands. We don't sell our opinions as happen in some printed magazines and sites which sell advertisement spaces in articles and favorable opinions about products with marketing and sales purposes.We buy products as any consumer, we use them, we select and approve their fragrances, scents and aromas according to their qualities and suggest what we think is scentfully good for our readers under our criteria. If some cosmetics company provides us product samples, we accept them, sample them and if the product scent is good enough, so it may be here if we select it as a real good tip as fragrant product.

domingo, 20 de junho de 2010

Perfume de Celebridades: Que cheiro as divas Pop têm?

Bilingual article will be written in Portuguese and in English in different posts. English version will be launch in next post. Read it you soon, thank you! 


Som vibrante, música quente, performances de cair o queixo,  as divas mais expressivas da atualidade têm personalidades fortes e sabem a que vieram.  Agora vem na pergunta de nosso leitor, quais serão essas três divas e seus respectivos cheiros?




Madonna, que dominando absoluta as paradas de sucesso nas rádios e nas prateleiras de CDs e Discos, apresenta-se forte, dominadora, com um passado bem duro atrás de si, se orgulha de suas origens mestiças e já nos mostrou isso em inúmeros clipes, seguidora de uma religião nada convencional como a cabala e fã de culinária japonesa, uma mulher de negócios sim, com estilo difícil de definir, qual o cheiro dessa diva da música pop? Será algo fortíssimo e extremamente atordoante como sua personalidade, ou seu perfume representaria a fuga a tudo isso? Bem na verdade ela não é fiel a um perfume em especial, mas segundo fontes é apreciadora de perfumes leves e refrescantes com toques herbais e uma de suas marcas prediletas é Annick Goutal



E quem de vocês se arrisca a dizer ou imaginar o qual o aroma predileto de Lady Gaga? Vejamos um pouco dessa loura e talentosa diva pop, jovem e dominante nas paradas há mais de 2 anos com sucessos como Poker face e Bad romance, que atingiram níveis de reprodução nunca vistos em toda a historia do pop, em pensar que há anos atrás nem o ex namorado da diva acreditava na possibilidade de sucesso do seu jeito bizarro de fazer música e clipes, assumidamente bissexual e com criatividade para dar e vender. Por mais incrível que possa parecer essa Diva pop é fã de um perfume confortável e leve, Daisy da Marc Jacobs é o seu perfume predileto, com nuances verdes e toques delicadamente florais.

E qual será a fragrância predileta de Beyoncé? Dona de uma voz inconfundível que lhe rende milhões ao ano, vinda de uma família cristã, já foi solista em côros de igrejas e começou seu sucesso no Grupo Destiny's Child, nas paradas desde 1997, essa linda negra norte americana é fã de  perfumes sofisticados e sexy, nunca elegeu um perfume predileto, mas adora os florais frutais e levemente gourmands



 

Os cheiros preferidos das divas pop são uma prova de que nem sempre a personalidade combina com os perfumes que escolhemos, logo, a partir dos exemplos das preferências perfumadas destas divas, podemos concluir que perfume está além do seu cheiro, o perfume é uma forma de se sentir confortável ou até mesmo um ponto de fuga de uma rotina tão agitada.
 
LUXO , não é mesmo?
Italo Wolff é escritor de fragrâncias de Alagoas, Brasil e é colaborador exclusivo para o  Perfume da Rosa Negra. 



Votação do Prêmio Top Blog 2010 já começou!

É muito fácil, só clicar no link acima e votar na gente!
Obrigada(o)!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Humor do Dia: Epitáfio de um Perfumista / Humour for the Day: The Epitaph of a Perfumer



Epitáfio é uma frase escrita sobre um túmulo.

O que escrever em seu túmulo, se você é um Perfumista, seja o de profissão, seja o louco por perfume


"Enfim, este é o meu fim, está fedendo aqui"


Epitaph is an inscription on a monument of a dead person.

What you should write on your tomb, if you are a Perfumer, be as a professional, be as a perfume lover


"Finally, this is my ending, it is stinking here"


by Cristiane Gonçalves inspired by Epitáfios of PavaBlog.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dia dos Namorados - Feromônios : Cheiro de AMOR





Será que o amor tem cheiro? Passamos muitos anos postando inúmeros artigos sobre cheiros: sobre determinado perfume remeter à sensualidade,  aumentar o poder de atração, ou quem sabe ser diretamente associado ao ato sexual pelo mix composto pelo seu perfumista. Às vésperas do dia dos namorados Brasileiro me veio a incógnita sobre cheiro e atração física, será mesmo que o cheiro do nosso companheiro ou companheira é realmente um dos pontos chave para que  a relação possa durar?  


Em quase todos os filos do reino animal o cheiro específico de cada espécie serve como um atrativo na hora do acasalamento, ou até mesmo como forma de comunicação ou defesa.  Na maioria das vezes, estes cheiros  não muito agradáveis dispersados no ambiente são chamados de feromônios e eles interferem bastante no comportamento de muitas espécies. Na espécie humana eles também existem e são produzidos naturalmente pelo nosso organismo desde que existimos, o mais estranho é que os odores humanos que estão carregados de feromônios são os axilares (isso mesmo o cheiro vindo das axilas suadas), por motivos de higiene ao longo dos séculos usando temos usado cheiros artificiais para mascarar o nosso odor natural. Segundo pesquisas da universidade de medicina da Pensilvânia os feromônios humanos são tão poderosos que chegam a interferir no ciclo menstrual e na fertilidade das mulheres. Tanto que mulheres que trabalham ou vivem no mesmo ambiente têm uma forte tendência a sincronizar seu ciclo menstrual com o de suas companheiras de trabalho, o que faz com que todas ou quase todas tenham seus períodos férteis na mesma época, o que segundo as pesquisas as torna muito mais atraentes para os homens à sua volta.




É possível que você, caro leitor, já tenha visto em algum lugar uma propaganda sobre um perfume milagroso que contem os tais feromônios, vamos esclarecer uma coisa, os feromônios produzidos pelo corpo humano são complexos e a grande maioria deles ainda não foi sintetizada, o que implica dizer que ainda não há fórmula mágica e perfumada para atrair um parceiro. Pesquisas desse tipo deixam claro que o cheiro é uma das formas mais primitivas de atrair companheiros, porém o responsável pela decodificação das mensagens aromáticas é o nosso cérebro; elas podem ou não ser atraentes ao sexo oposto.  infelizmente não é muito agradável sair por aí sem usar um antitranspirante ou um perfume, higiene é indispensável, o nosso cérebro tem a capacidade de detectar esses feromônios mesmo quando usamos outro tipo de essência para mascará-los. 





Desse modo nada mais sexy e confortável que sentir um cheiro bom de alguém que amamos, um perfume aplicado na quantidade certa e em lugares estratégicos é um verdadeiro chamariz ao seu parceiro(a). E neste dia dos namorados não esqueça o seu perfume, use-o e curta a data



Italo Wolff é escritor de perfumes de Alagoas (Brasil) e colaborador exclusivo para o Perfume da Rosa Negra.









Votação do Prêmio Top Blog 2010 já começou!

É muito fácil, só clicar no link acima e votar na gente!
Obrigada(o)!


sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dia dos Namorados - Perfume Review: O Boticário, Egeo Hot Pepper





Perfume:  Egeo Hot Pepper, O Boticário
Versão:  Deo Colônia
Gênero: Masculino


Background:  O Boticário é atualmente, dentre as empresas de cosméticos e fragrâncias do país, a mais ambiciosa em termos de lançar perfumes de massa para alavancar as vendas. É um lançamento atrás do outro que faz jus à ambição comercial e de crescimento do Grupo. No dia dos namorados isso não seria diferente, eles investiram mais de 16,5 milhões de reais entre desenvolvimento de produto e marketing. O resultado foi o lançamento do casal de fragrâncias Egeo Cherry e Egeo Hot Pepper,respectivamente, para mulheres e homens a fim de apimentar a relação, além de 11 produtos, dentre hidratante, sabonete, esfoliante, entre outros que podem ser coadjuvantes "perfumados" para colocar o romantismo e a sedução à todo vapor. A cereja, como uma fruta Vermelha tem o poder de evocar esta sedutora paixão e a pimenta é afrodisíaca, uma dupla que, sob o ponto de vista conceitual de perfumes, combina arrebatadora paixão para os jovens casais de namorados e dá o tom de sex appeal à campanha de marketing.






Desenvolvimento:   Para os homens contemporâneos que sejam criteriosos e observadores na escolha do perfume e que prezem pelo antagonismo de notas frescas com notas quentes de especiarias e madeiras, Egeo Hot Pepper trará uma sensação de dejá vu olfativo instantâneo porque faz parte de uma categoria de perfumes que é bem versátil e combina com o espírito sedutor do homem brasileiro em um país quente: os fougères especiados que combinam as cálidas elegância e sensualidade com o contraste do frescor. Basicamente, ao invés de uma entrada cítrica, ácida, há um toque mais elegante  fougère herbalístico que, embora lembre notas clássicas como o gerânio, tem um frescor um pouco mais  leve, de ervas bem sutis como frescores de perfumes como Light & Blue de D&G, por exemplo. O impacto que o perfume sofre, em expor uma sedução mais viril é porque combina uma miscelânea de especiarias como cardamono e pimenta negra com âmbar, musk e notas de figo, o que cria um acorde já reconhecido na perfumaria que lembra bastante o acorde geléico sedutor (Jelly) que usam figo, berries, baunilha e especiarias como coriandro, cardamono e açafrão e o combina com madeiras sensuais como o cedro, vetiver e o patchouli. Praticamente, o perfume insiste nesta sensação sedutora do coração. Egeo Hot Pepper não chega a ser uma composição complexa e sofisticada como outros perfumes desta família e é consideravelmente linear em sua evolução, mas é mais atrativo, mais insinuante e tenderá a agradar mais os homens que não procuram por um perfume muito especiado mas sim, um perfume que também agrega um toque sutil de docilidade. Além disso, ele é um flanker que está seguindo a tendência de alguns lançamentos como o Avon U by Ungaro Fever for him que também combina notas especiadas leves como o gengibre, a noz moscada e o cravo em uma base sensual de madeiras.



O melhor da fragrância:  A combinação de especiarias que não é muito óbvia nem muito marcada, o que possibilitou ter trabalhado melhor os contrastes calor e frescor e, principalmente, entrelaçar notas mais sedutoras como o figo e a baunilha.

O pior da fragrância:   O desenvolvimento da fragrância poderia criar ondas de calor e de sedução  e expressar uma rica evolução de nuances que materializasse o interessante configuração da pirâmide olfativa. Embora agradável, a fragrância ainda é conservadora e evolúe de forma conservadora quando observada todas suas deliciosas notas. 


Poder de fixação:  6 horas
 
Sillage: médio

Drydown:  fougère especiado

Notas: 
Bergamota, Folhas de Bambu Head Space, Cardamomo, Folhas de Tomate, Pimenta-Preta, Cashmere, Vanilla, Âmbar, Couro, Figo Head Space, Folhas de Tabaco e Gengibre, Musk, Cedro Virginia e Sândalo



Recomendado para:  A fragrância foge um pouco mais do público adolescente e é mais democrática, idealmente, para homens de 20 - 30 anos e que gostem da combinação de frescor e especiarias/madeiras com um toque adocicado.



Avaliação 

 







Votação do Prêmio Top Blog 2010 já começou!

É muito fácil, só clicar no link acima e votar na gente!
Obrigada(o)! 




Perfume review by Cristiane Gonçalves for Perfume da Rosa Negra
Photo credits: Boticário.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Video of the Day: O Boticário - Homenagem ao Dia dos Namorados 2010 / O Boticário - Homage for Valentine's Day 2010

The Valentine's Day is celebrated in Brazil in June, 12 th



Perfume da Rosa Negra prestigia O Boticário, uma das maiores empresas de cosméticos e fragrâncias 100% Brasileira pela linda campanha para o Dia dos Namorados 2010 e, principalmente maestro Hilton Raw e equipe pela encantadora trilha sonora para este comercial.Feliz Dia dos Namorados para  todos os apaixonados do Brasil e do mundo inteiro.

Perfume da Rosa Negra congratulates O Boticário, one of the biggest cosmetics and fragrances company 100% Brazilian by its gorgeous campaign for Brazilian Valentine's Day 2010 and, mainly, the musician Hilton Raw and his team for the enchanting soundtrack for this ad: Happy Valentine's Day for all the passionate couples and individuals from Brazil and from all over the world.






Votação do Prêmio Top Blog 2010 já começou!

É muito fácil, só clicar no link acima e votar na gente!
Obrigada(o)!

Votes for Top Blog 2010 Awards has begun

It's very easy, just click on the icon below 
and vote in us. Thanks!
Perfume video: a courtesy of You Tube O Boticário

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia dos Namorados - Perfume Review: O Boticário, Egeo Cherry





Perfume:  Egeo Cherry, O Boticário
Versão:  Deo Colônia
Gênero: Feminino


Background:  O Boticário é atualmente, dentre as empresas de cosméticos e fragrâncias do país, a mais ambiciosa em termos de lançar perfumes de massa para alavancar as vendas. É um lançamento atrás do outro que faz jus à ambição comercial e de crescimento do Grupo. No dia dos namorados isso não seria diferente. O resultado foi o lançamento do casal de fragrâncias Egeo Cherry e Egeo Hot Pepper,respectivamente, para mulheres e homens a fim de apimentar a relação, além de 11 produtos, dentre hidratante, sabonete, esfoliante, entre outros que podem ser coadjuvantes "perfumados" para colocar o romantismo e a sedução à todo vapor. A cereja, como uma fruta Vermelha tem o poder de evocar esta sedutora paixão e a pimenta é afrodisíaca, uma dupla que, sob o ponto de vista conceitual de perfumes, combina arrebatadora paixão para os jovens casais de namorados e dá o tom de sex appeal à campanha de marketing.


Desenvolvimento:   Antes de mais nada, convém eu elucidar meu leitor com relação à avaliação desta fragrância para também harmonizar os pilares do marketing da proposta O Boticário x trabalho dos perfumistas x a limitação olfativa de Egeo Cherry, desta forma, não enganarei o meu leitor e também não serei injusta com a equipe que se dedicou à este lançamento. Egeo Cherry é uma fragrância muito comercial, com um apelo forte de dia dos namorados e uma proposta olfativa  bem marketeira porque aproveita-se do fato de que mulheres brasileiras gostam de frutas vermelhas como cereja, morango e framboesa, em especial, adolescentes e mulheres muito jovens que gostam de perfumes mais girlies, despretensiosos sem se importar muito com um perfume diferenciado. Logo, sob o ponto de vista alinhado ao mercantilismo da perfumaria, o perfume faz o que promete e tem seu poder de sedução junto ao público dinamizado por uma campanha publicitária chamativa. Pelo lado criativo, o perfume é previsível, linear e limitante, ou seja, o que os perfumistas poderiam fazer além de um perfume jovial de cereja e focado em uma data comemorativa que uma empresa deseja aumentar as vendas? Absolutamente obedecer o briefing da O Boticário e a limitação de orçamento para um flanker, então o resultado  é um oriental frutal, focado na cereja confortável, levemente delicada misturada a flores evocativamente apaixonantes como a rosa e a freesia que funcionam muito bem na combinação com frutas vermelhas. No mix geral, a fragrância nasceu para ser uma combinação de cereja com flores românticas  e notas gustativas na base com destaque para a baunilha, levemente aditivo pelo toque de praline. Não há surpresas neste perfume. De maneira geral, Egeo Cherry não é ruim porém ele é  muito linear e não poderia oferecer nada além de uma cerejinha com baunilha com o toque sedutor e, tem um pecado grave: baixíssima fixação na pele, não é poderosamente marcante como outros orientais frutais concorrentes. Enfim, ele é uma opção que substitui a base de Délices de Cartier, apesar que Cartier é muito mais marcante. Quem gosta da cereja  de Cartier sem que ela seja gelada, pode ter uma opção made in Brasil, por sinal, não está nada barata e Boticário tem que baixar os preços urgente. Vale a pena pagar caro por um Malbec, mas os últimos flankers de fragrâncias estão com preços altos e baixa inovação na composição olfativa que  não justifica pagar quase R$ 80,00 em um perfume.





O melhor da fragrância:  Ainda é a combinação cereja com notas gourmands delicadamente entrelaçadas com flores. É uma base sedosa e agradável que dá uma sensação mais de conforto do que de super sedução.


O pior da fragrância:   A fixação é muito baixa, o que baixou a qualidade geral do perfume na avaliação. A campanha publicitária ficou bonita, mas deveriam investir menos dinheiro em marketing e mais na qualidade da composição do perfume como o fizeram com Egeo Dolce que, até o momento, é o melhor perfume da marca Egeo, inimitável e ótimo. Lançar o exagerado número de 25 produtos para tal data e esquecer de trazer um par de fragrâncias que não seja fadado ao esquecimento demonstra que o nariz do consumidor ficou em segundo plano e o seu bolso em primeiro, além disso o trabalho dos perfumistas mais uma vez se limita na perfumaria por conta de briefings comercialmente limitantes. Oh Boticário, 11 produtos neste lançamento edição limitada?   Que tal transferir este budget para a composição de um perfume totalmente diferenciado, um novo clássico nacional que engrandecerá nossa perfumaria Brasil?


Poder de fixação:  4 horas
 
Sillage: baixo

Drydown:  oriental frutal

Notas: 
Mandarina, Grapefruit, Néroli, Rosa Head Space ,Frésia, Jasmim, Maçã, Osmanthus, Cereja Head Space, Violeta, Morango Head Space, Sálvia e Pimenta, Praline, Vanilla, Vétyver, Sândalo e Musk.



Recomendado para:  Garotas adolescentes e jovens adultas de até 24 anos que gostam de cheiros de cerejas com baunilha. Fãs de cereja que gostam de Victoria Secrets Passionate Kisses, Natura Humor 5 , Jesus Del Pozo In Black e Delices Cartier podem usar este perfume  edição limitada de uma forma mais proveitosa. 



Avaliação





Votação do Prêmio Top Blog 2010 já começou!

É muito fácil, só clicar no link acima e votar na gente!
Obrigada(o)! 




Perfume review by Cristiane Gonçalves for Perfume da Rosa Negra
Photo credits: Boticário.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Perfume Review: Parfumerie Générale, PG02 - Cozé



Perfumes exóticos nem sempre são agradáveis, algumas vezes pela estranheza de seus acordes acabamos sentindo certa aversão por esse tipo de odor; procuro sempre fugir do convencional quando busco perfumes para meu uso, ao pesquisar sobre os perfumes da Parfumerie Générale, me deparo com Cozé. Segundo o release do perfumista sobre a fragrância, Cozé é:

Uma pirâmide olfativa mais curta para este primeiro cheiro baseado no óleo essencial Canapa Sativa. A complexidade olfativa desta nova extração, sobre a  qual a Parfumerie Générale tem os direitos exclusivos,  mereceu uma  arrojada e original construção capaz de trazer todas as facetas deste raro e preciosa ingrediente. No lugar da nota de cabeça, uma desconcertante, canapa Sativa anuncia um rico, quente líquido. Seus coração é vibrante com especiarias e madeiras preciosas: pimenta, pimentão-doce e café  queima e flameja para anunciar a sensualidade do ébano, o rico, do doce encantador do chocolate e a infusão das vagens da baunilha Bourbon." (Pierre Guillaume).





Levado por um ímpeto incontrolável de provar esse perfume, me arisquei a comprá-lo baseando-me apenas na sua pirâmide olfativa. A minha surpresa foi ainda maior ao aspergir esse liquido de tonalidade ambarada sobre minha pele... Instantaneamente percebi que o que vinha como nota de saída não era refrescante ou cítrico, como é comum a quase 90% dos perfumes produzidos. Ao contrário, disso surge um acorde terroso e picante, onde é clara a presença de pimenta e patchouli. Acentuado ainda mais o exotismo desse perfume uma nota de café abranda levemente o caráter picante e seco do contato inicial de Cozé com meu olfato, como se as camadas se deslocassem sobre a pele a nota de Cannabis Sativa traz um dulçor herbal e denso, e quase esfumaçado a seu drydown.



Sendo esta nota pouco utilizada na perfumaria como estrela principal da criação, Pierre Guillaume não sentindo-se completamente satisfeito com seu exótico mix de matérias primas adicionou à Cozé um sutil acorde de chocolate escuro, o que trouxe ainda mais doçura aos momentos iniciais nos quais a  Cannabis se revela sobre a pele. Essa mistura entre chocolate gourmand e Cannabis foi indispensável para que trouxesse harmonia entre os tons herbáceos e doces do coração e os acordes terrosos e picantes da saída.






O perfume desenvolve facetas amadeiradas do conhecido cedro, como também de madeira de ébano que, ao contrário dos acordes leves do cedro, apresenta um caráter escuro e lenhoso. Cozé antes de mais nada se mostra como  um perfume esférico que, com o passar o tempo e das variações de temperatura da pele pode ser percebido como um oriental adocicado ou um amadeirado seco e picante. Os componentes nada usuais da base apresentam ainda notas de baunilha aromática de excelente qualidade entrelaçada a tons de folhas de tabaco. Como a maioria dos perfumes de nicho Cozé não agrada a maior parcela do mercado consumidor comum, que está acostumado a usar o perfume como um simples artefato de cuidados pessaoais. Perfumes como Cozé são adornos usados mas em um sentido contemplativo da arte sagrada da perfumaria. Devemos adaptar nossos narizes a seu aroma, e não o contrário. Para aqueles que como eu procuram sair do caos repetitivo que se tornou a perfumaria de massa, Cozé é uma ótima opção. Com certeza, ele te levará a uma paixão rumo a um perfume denso, exótico e bem construído.



Versão avaliada: Eau de Toilette
Fixação: + 12 horas
Sillage: alto
Drydown: oriental amadeirado especiado
Notas: Cannabis Sativa (maconha), patchouli, pimenta do reino, pimenta, vermelha, chocolate, café, sândalo, tabaco, baunilha, cedro e madeira de ébano.


Avaliação



Italo Wolff é escritor de perfumes de Alagoas (Brasil) e colaborador exclusivo para o Perfume da Rosa Negra.



(English Version)



For most people, some exotic fragrances are not pleasant, sometimes because  of their  accords' strangeness that cause some aversion ;  I have been trying to escape from conventional scents and looking for different fragrances, then  when I start researching about Parfumerie Générale fragrances, I found   Cozé. According to the release of its perfumer, Cozé is summarized as:

A shortened olfactory pyramid for this first scent based on essential Canapa Sativa Seed Oil. The olfactory complexity of this new extraction, which Parfumerie Générale has the exclusive rights to, deserved a bold and original construction capable of bringing out all the facets of this rare and precious ingredient. In place of the head note, the disconcerting, captivating Canapa Sativa heralds, a rich, warm juice. Its heart is vibrant with spices and precious wood : pepper, pimento and coffee fuse and flame to announce the sensuality of ebony, the rich, bewitchingsweetness of chocolate and the infusion of Bourbon vanilla pods" (Pierre Guillaume).


I was taken to the uncontrolled will of sampling this perfume and take the risk of buying it  analysing only its olfactory pyramid as a real purchase challenge. My surprise was when I sprayed this wonderful liquid of ambery tonality on my skin. Immediately, I realized that the top note was not so fresh or citrusy, as 90% of produced perfumes. On the contrary, its first accord is earthy and spicy, where is evident the presence of pepper and patchouli, and a coffee note softens slightly the spicy and dry facet of Cozé, as some layers would move on my skin. The   Cannabis Sativa brings a herbal and dense sweetness, almost smoky in the scent drydown


Cannabis Sativa is absolutely rare note in fragrances and, the perfumer Pierre Guillaume added to the exotic blending of raw materials a subtle dark chocolate touch, what featured more sweetness to the initial moments of Cannabis revealed on skin. This mixture between the gourmand chocolate and Cannabis was essential because brought some harmony between the  herbaceous and sweet tones of the fragrance core with  earthy and spicy heady accords.


The perfume develops woody facets from cedar and also ebony wood. The  ebony smells stronger than the light cedar and presents a dark and  woodier scent. Cozé is a more "spherical" fragrance because as the time passes and the temperature varies  the scent may be realized as  sweeter and oriental or a dry-spicy-woody. Its unusual compounds also present notes of an aromatic and high-quality vanilla blended to tobacco leaves.  As most of niche perfumes, Cozé does not please the ordinary consumer who is used wearing perfume as a simple personal care product. Perfumes like Cozé are adornments to be used and contemplated as a piecework of the sacred perfumery ART. We should adapt our noses to its scent, not the reverse. For those perfume wearers that, like me, look for a scent to skip from the repetitive and tiring chaos of the mass perfumery, Cozé is an excellent perfume. Certainly, this scent will lead you to a fragrant passion based on a dense, exotic and well composed fragrance.



Evaluated version: Eau de Toilette
Longlasting power: + 12 hours
Sillage: strong
Drydown: oriental woody spicy
Notas: Cannabis Sativa, patchouli, pimento, red pepper, chocolate, coffee, sandalwood, tobacco, vanilla, cedar and ebony wood.


Evaluation
 



Italo Wolff is fragrance writer from Alagoas, Brazil and is exclusive collaborator for Perfume da Rosa Negra.



Perfume Review by  Italo Wolff for Perfume da Rosa Negra
Photo credits: Parfumerie Generale, Wikipedia and photographer Solvo Sundsbo and Brazilian top model Gisele Bündchen.